Gerês tem um lindo passadiço junto de cascatas… E poucos o conhecem…

Gerês tem um lindo passadiço junto de cascatas… E poucos o conhecem…

Quero tanto percorrer este passadiço escondido no Gerês! Dizem que é o pequeno Tibete português!

Com a chegada do bom tempo, a minha cabeça só pensa numa coisa, para além de cozinhar uns pratos mais frescos: passear. Conhecer melhor o lindo país que temos, perdendo as calorias a mais, enquanto vislumbro deslumbrantes paisagens naturais. O melhor de tudo é que não faltam opções. Lembra-se quando lhe falei dos Passadiços do Paiva? Já lá foi dar uma volta? E aquele passadiço em Ovar? Não é tão bonito? Pois agora apresento-lhe, em pleno Gerês, os Passadiços do Sistelo, que são simplesmente… fantásticos!

Ora venha conhecer comigo este passadiço! Sendo uma área meio escondida no Gerês, os Passadiços do Sistelo encontram-se entre cascatas (que maravilha!) e contam com 10 quilómetros que nós podemos percorrer com o maior prazer… É que, como está na fronteira do Parque Nacional da Peneda-Gerês, este Passadiço ainda é rodeado por uma densa floresta e alguns rios.

Vamos então ao percurso propriamente dito: tudo começa na aldeia do Sistelo, onde até podemos parar um pouco para ver cada pormenor do castelo local. Depois, passamos pelas margens do rio Covo, Alhal e Cerradinha. Se quiser, antes mesmo de entrar nos passadiços, aproveite para passar pela ponte romana e pelo moinho.

O modo como faz o percurso é à sua escolha: prefere a pé ou de bicicleta? Também pode correr nos passadiços: assim, fica em forma, quase sem dar por isso, com um cenário tão bonito como este!

E dizer que é “bonito” é pouco… muito pouco: afinal, ao longo do percurso, pode encontrar pontos de grande importância da zona, como as Capelas de Santo António e da Senhora dos Remédios ou o miradouro do Chã da Armada, para o qual podemos subir e observar toda a panorâmica! Sem esquecer as casas rústicas e os espigueiros.

Não se esqueça de levar uma marmita com uma refeição saudável: é que, no final do percurso, há o Parque de Merendas de Sistelo.


Related Posts

Faça esta caminhada por Sintra para descobrir duas cascatas deslumbrantes!

Faça esta caminhada por Sintra para descobrir duas cascatas deslumbrantes!

Aponte na agenda: 9 de fevereiro. As inscrições estão abertas! Qualquer pretexto é bom para passear por Sintra. Descobrir aldeias fantasma. Caminhar e caminhar e ser recompensado, no final, por travesseiros ou por queijadas numa qualquer esplanada do concelho. E como é recompensador também fazer […]

Descubra um trilho deslumbrante pelas sete lagoas secretas do Gerês!

Descubra um trilho deslumbrante pelas sete lagoas secretas do Gerês!

São 11 quilómetros com paisagens de sonho, incluindo umas lagoas fantásticas! O Gerês é uma região à qual gosto de voltar. Há sempre algo novo para descobrir. Ou as suas cascatas deslumbrantes. Ou um passadiço que nos leva por um caminho que só pensávamos que […]