Costuma beber água gelada? Nem sabe como está a prejudicar a sua saúde…

Costuma beber água gelada? Nem sabe como está a prejudicar a sua saúde…

Ups… Parece que beber água gelada não é nada bom…

O mês de março acabou de chegar, a primavera vem aí (é uma questão de dias…) e a subida de temperatura já se faz sentir… É daquelas pessoas que sente logo vontade de beber muita água gelada, mal sente um pouco de calor? É melhor pensar duas vezes… Afinal, embora possa ajudar a queimar gordura mais depressa, a água gelada tem mais desvantagens do que vantagens…

9 desvantagens de beber água gelada

1. Diminui a frequência cardíaca: é uma medida de urgência do coração até que a temperatura do corpo atinga novamente o seu equilíbrio.

2. Perturba a digestão: afinal, esta bebida pode originar problemas no estômago, como dores na região abdominal e náuseas.

3. Impede a hidratação, porque atrasa esse processo e nunca o acelera.

4. O corpo foca-se em equilibrar a temperatura do organismo e acaba por se “esquecer” da absorção dos nutrientes dos ingredientes.

5. Origina prisão de ventre. Além de haver uma solidificação e endurecimento dos alimentos, existe uma contração nos intestinos.

6. Provoca irritação na garganta.

7. Causa dores de cabeça. Isso acontece, porque a água gelada arrefece muito os nervos sensíveis, que estão na coluna vertebral e transmitem mensagens para o cérebro, o que provoca essas dores.

8. Pode originar gordura localizada. Sim, é verdade que a água gelada ajuda a queimar gorduras, mas tudo o que é demais… faz mal! O processo é fácil de entender: as temperaturas frias originam um endurecimento das gorduras, congelando-as. Logo, o organismo não consegue digeri-las facilmente.

9. Acaba com a nossa energia! Esta é uma consequência a longo prazo e acontece porque o corpo tem de recorrer à sua energia extra para aquecer o líquido e fazer com que ele tenha uma temperatura média.

Em vez de água gelada, sempre que se sentir com mais calor, opte por uma destas receitas com melancia. É uma forma mais saudável de dar as boas-vindas à Primavera!


Related Posts

3 dicas para mudar a alimentação para os dias de calor!

3 dicas para mudar a alimentação para os dias de calor!

Sigo cada um destes conselhos na alimentação para os dias de calor… O terceiro é muito importante! O verão está aí e, com a chegada da estação mais quente do ano, não há nada como alterar um pouco o regime alimentar, para nos adaptarmos, de […]

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Sabia que estes ingredientes aumentam a sensação de fome? Por vezes, no final de uma refeição, é dominado por uma sensação estranha e acha que, na verdade, até fica com mais fome do que tinha no começo? De facto, existem ingredientes que não só o […]