Evite o efeito ioiô de forma fácil!
Atualmente somos, muitas vezes, bombardeados por imagens de homens e mulheres com o corpo perfeito e isso leva-nos a querer ser tal como vemos nessas imagens. Começamos a tentar perder peso e a seguir dicas de dietas dos nossos amigos… O pior é quando essas dietas acabam por ter o efeito ioiô, que é tão indesejado!
Este efeito ioiô é aquela coisa chata de emagrecermos com uma dieta que estamos a fazer, mas, logo a seguir, voltarmos a engordar… e o pior é quando engordamos ainda mais que aquilo que tínhamos emagrecido!
Segundo alguns estudos, entre 80% e 90% das pessoas que emagrecem acabam por voltar a engordar, o que pode trazer vários pontos negativos para a saúde. Para ajudar toda a gente que sofre deste mal, aqui ficam algumas dicas.
1. Mentalize-se que tem de ser – os novos hábitos à mesa devem ser vistos como uma reeducação alimentar e não como uma restrição. Isto aumenta a chance de mudar de vida e emagrecer sem voltar a engordar.
2. Tenha ajuda profissional – ter um profissional da saúde a ajudar-nos a emagrecer acaba por ser tão importante quanto ter força de vontade. Além de ser importante estar disposto a emagrecer, tem de se estar atento ao método do profissional e segui-lo à risca.
3. Levante-se e mexa-se – bastam apenas 20 minutos de caminhada por dia, quatro vezes por semana, para não sermos considerados sedentários. Depois é só associar o exercício a uma boa alimentação saudável!
4. Fuja das dietas da moda – vão sempre surgindo dietas novas e ouvimos sempre que funcionaram com um amigo de um amigo, mas mais vale prevenir que remediar. O ideal é sempre ter a certeza que a dieta nos ajuda a emagrecer sem prejudicar a nossa saúde.
5. Substitua os alimentos – nas boas dietas podemos comer de tudo, mas com conta, peso e medida. Para isso, o ideal é substituir os alimentos menos saudáveis, por versões melhores para nós!
Agora que já sabe como evitar o efeito ioiô é mais fácil não acreditar em alguns dos mitos sobre o emagrecimento que vai ouvindo! E, depois disto tudo, vem mesmo a calhar um lanchinho saudável, não acha?