Saiba como reconhecer um AVC para poder ajudar nas horas mais críticas

Saiba como reconhecer um AVC para poder ajudar nas horas mais críticas

No Dia Mundial do AVC explico como identificar a doença

Costumamos falar muito de dores nas articulações, de outras dores como a dor de cabeça e até de como desentupir o nariz com uma receita caseira, mas nunca abordei por aqui o AVC.

Como hoje é o Dia Mundial do AVC, é útil aprender a reconhecer um acidente vascular cerebral. Por vezes, são os pequenos pormenores que podem ajudar a salvar vidas!

Por norma esta doença tem como sintomas a fraqueza facial com dificuldade para sorrir e os cantos da boca ou olhos com aparência caída, bem como a fraqueza no corpo e nas pernas, com possíveis tonturas e desequilíbrios associados. Também pode gerar dores de cabeças fortes e perda de visão, bem como dificuldades para mexer os braços ou falar de forma percetível.

Existem algumas maneiras simples de identificar esta doença em alguém que possamos achar que sofre com ela:

– Peça para a pessoa sorrir com força e observe a simetria da face
– Peça para levantar os dois braços e que mantenha ambos alinhados. Observe se ocorre a queda de algum deles
– Peça que a pessoa responda a uma pergunta simples, caso ocorra alteração do discurso ou da voz algo de errado pode estar a acontecer

Caso um destes fatores esteja visível, ligue imediatamente para a Saúde 24 ou para o 112, não espere o sintoma passar, pois o tratamento nas primeiras três horas tem resultados melhores.

Como há outra doença que também é muito importante e pouco falada, saiba como uma planta da amazónia promete ajudar na cura do alzheimer!


Related Posts

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Sabia que estes ingredientes aumentam a sensação de fome? Por vezes, no final de uma refeição, é dominado por uma sensação estranha e acha que, na verdade, até fica com mais fome do que tinha no começo? De facto, existem ingredientes que não só o […]

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Estes 4 alimentos devem ficar bem longe do micro-ondas… Saiba porquê! Pela falta de tempo ou, simplesmente, por preguiça, quantas vezes não aquece o seu almoço ou jantar, no micro-ondas? É da maneira que também evita o desperdício alimentar, certo? No entanto, sabia que existem […]