Evite estes erros a conduzir e vai ver que a sua saúde melhora
Já reparou que tem dores no pescoço e nos tornozelos e não consegue perceber de onde elas vêm? Podem muito bem vir de erros e más posturas a conduzir.
Conduzir não pode, nem deve ser, apenas o ato de nos sentarmos no banco do motorista, ligar o carro e seguir caminho. Para que o corpo não sofra, o ideal é fazer os ajustes necessários no banco antes de iniciar viagem e, enquanto conduz, ter o máximo de atenção à postura e ao que não deve ser feito.
Saiba aqui quais são os erros mais recorrentes e como os evitar quando está a conduzir:
1. Colocar o banco muito para a frente
Ter o banco demasiado para a frente faz com que os joelhos fiquem mais dobrados do que o necessário e os pés muito próximos dos pedais, o que aumenta a flexão do tornozelo.
Desta forma, também existe uma maior flexão dos quadris e, consequentemente, uma alteração postural que acaba por causar dores e problemas de circulação.
O mais correto é manter o banco a uma distância em que os joelhos fiquem levemente fletidos e se mantenham à altura dos quadris. O comprimento dos braços acompanha essa distância e, pode sempre guiar-se pelo truque das escolas de condução em que o banco fica de maneira a que os braços possam estar esticados e com os pulsos a tocar no volante.
2. Não ajustar a inclinação do banco
O ajuste deve sempre ser feito por forma a deixar-nos o mais confortável possível, fazendo todo o apoio da região lombar e torácica. Caso não dê para ficar com toda a coluna apoiada pelo banco, por causa da sua curvatura natural, a dica é usar uma almofadinha ou com uma toalha pequena enrolada.
3. Conduzir com saltos altos
O movimento das pernas com sapatos altos tende a ser muito cansativo, aumentando as chances de ter cãibras ou contraturas que geram dor e sensação de cansaço.
O ideal é conduzir com uns sapatos rasos e que fiquem bem garrados ao pé.
4. Pegar o volante muito em cima ou muito em baixo
A posição das mãos também é muito importante. Se ficarem muito em cima ou muito em baixo do volante, podem gerar uma tensão nos músculos dos ombros e do pescoço.
O ideal é que as mãos se apoiem nas laterais do volante, o que mantém os braços e os ombros mais relaxados. É só lembrar-se do truque das “dez para as duas” e imitar a posição dos ponteiros do relógio com as mãos.
5. Não ajustar os espelhos
Tanto o espelho central do interior do carro quanto os dois externos devem estar ajustados à sua altura, para evitar que você mexa o tronco e o pescoço repetitivamente. Este ajuste pode ajudar a prevenir o aparecimento de dores nas costas e torcicolos.
6. Mexer no rádio e nos bancos de trás
Mexer no rádio ou procurar alguma coisa nos bancos de trás, além de distrair, pode acarretar dores. Mexer no rádio pode provocar problemas no pescoço e ombros e mexer nos bancos de trás pode afetar a coluna.
7. Conduzir durante longos períodos sem parar para esticar as pernas
Conduzir mais que 1h30 sem pausas traz riscos de cãibras e de trombose. Para evitar esse perigo, é necessário parar para alongar e caminhar um bocadinho.
Agora que já sabe como evitar certos erros a conduzir, tente também melhor a sua postura no trabalho. Se passa o dia sentado, veja aqui estas dicas, pois são para si!