Mitos e verdades sobre glúten e lactose

Mitos e verdades sobre glúten e lactose

Descubra tudo o que há para saber sobre intolerâncias a glúten e lactose

As intolerâncias a glúten e lactose já existem há muitos anos, mas parece que foi de há poucos anos para cá, que os produtos sem esses componentes proliferaram no mercado.
Agora, quando saímos para ir às compras somos capazes de encontrar dezenas de marcas com indicações no rótulo sobre a não existência de glúten e lactose, isto porque, além de haver muita gente que tem intolerância a estes componentes, há alguns anos tornou-se tendência eliminar esses componentes em dietas restritivas para perda de peso.

Mas será que estamos realmente bem informados sobre os mitos e as verdades sobre o glúten e a lactose?

Intolerância ou Alergia?

Especialistas dizem que o glúten não é um açúcar, então não provoca intolerância. Sendo uma proteína, provoca alergia. Atualmente a intolerância ou alergia ao glúten tem duas classificações pelos especialistas: doença celíaca e sensibilidade não celíaca.
A doença celíaca é uma reação do sistema imunitário ao glúten, caracterizada pela não digestão e pela hipersensibilidade à proteína. Já a sensibilidade não celíaca dá-se quando o paciente apresenta todos os sinais e sintomas da patologia, mas não a tem geneticamente.

Diferente do glúten, a lactose é o açúcar do leite, logo, existe uma intolerância que dificulta a sua digestão, porque o organismo diminui a produção da enzima lactase, que quebra a lactose.
A diminuição da presença da lactase no corpo pode ser leve, moderada e grave – níveis que condicionam os sintomas manifestados em cada pessoa caso a lactose seja ingerida.

A intolerância à lactose desenvolve-se sozinha?

É importante ingerir com lactose para que o organismo não pare de produzir a lactase. Quando o organismo para de ingerir certos nutrientes que dependem de enzimas para serem digeridas, automaticamente deixa de as produzir.

Retirar o glúten da dieta emagrece?

Retirar o glúten da dieta não faz emagrecer a longo prazo, há um emagrecimento inicial porque se cortam certos elementos da alimentação.

Retirar a lactose da dieta não deixa a refeição mais light?

O leite com ou sem lactose têm o mesmo valor calórico. Produtos light são aqueles que têm como objetivo reduzir suas calorias. No caso dos produtos sem lactose, o objetivo é oferecer um produto sem o açúcar às pessoas que são intolerantes para que possam beneficiar dos nutrientes do leite.

Intolerantes à lactose podem beber leite?

Os intolerantes à lactose podem consumir produtos leite e derivados. Já quem é alérgico à proteína presente no leite de vaca não pode ingerir nenhum alimento com leite.

Agora que já sabe melhor o que está ligado ao glúten e lactose, já pode tomar decisões mais acertadas. E já agora, pode saber aqui o que é mais saudável, se a massa ou o arroz!

(Visited 338 times, 1 visits today)

Related Posts

Receita de pão de abóbora sem glúten

Receita de pão de abóbora sem glúten

Vai fazer tanto sucesso com esta receita de pão de abóbora sem glúten… Está com desejos de algo com abóbora… mas não quer perder muito tempo na cozinha? Não podia ter vindo parar a um melhor post! Ou até mesmo a um melhor blog! É […]

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Sabia que estes ingredientes aumentam a sensação de fome? Por vezes, no final de uma refeição, é dominado por uma sensação estranha e acha que, na verdade, até fica com mais fome do que tinha no começo? De facto, existem ingredientes que não só o […]