Gorduras: Um perigo para a saúde?

Gorduras: Um perigo para a saúde?

A gordura dietética, que está inevitavelmente inserida nos alimentos que diariamente consumimos, tem sido um tema altamente debatido ao longo dos últimos anos. Gordura saturada ou não saturada, qual a melhor para a saúde? Foi esta a pergunta de partida de um novo estudo que aponta que, contrariamente ao que se pensava, é a ingestão de alimentos compostos por gordura saturada a responsável por um maior risco de morte precoce.

Antes de mais, é importante esclarecer que:

A Gordura Saturada encontra-se sobretudo nos produtos de origem animal, como a carne, a manteiga e o leite, mas está também presente em produtos de origem fitoplântica, como o óleo de coco, de palma e na manteiga de cacau. Por sua vez, a Gordura Não Saturada é encontrada em peixes como o salmão e a truta, bem como no abacate, em azeitonas, nozes e até no óleo de girassol.

O estudo, conduzido por pesquisadores da Harvard T. H. Escola Chan de Saúde Pública de Boston e publicado na JAMA Internal Medicine, primou em analisar os efeitos na saúde da ingestão dos diferentes tipos de gordura.

Para a sua realização, os investigadores analisaram as respostas relativas aos hábitos alimentares de cerca de 130 mil indivíduos ao longo de 30 anos, dos quais cerca de 33 mil vieram a falecer no seu decorrer.

 

As conclusões?

Os diferentes tipos de gordura ingeridos obtêm efectivamente ligações diferentes com a mortalidade, tal que a um maior consumo de gordura saturada está associado um maior risco de morte prematura, e que, pelo seu invés, a ingestão predominante de gorduras não saturadas (e dos seus compostos) leva a um menor risco de óbito precoce.

Este é um estudo que vem portanto dar primazia aos importantes benefícios das gorduras insaturadas, especialmente quando substituem as saturadas.

 

Posto isto, para a sua próxima refeição, por que não experimentar o divinal  Salmão com Molho Aveludado?!  Fica a sugestão ;)

(Visited 257 times, 1 visits today)

Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]