Alimentos amigos da praia

Alimentos amigos da praia

Para acompanhar os dias longos e cansativos de praia, é fundamental alimentar-se bem. Porém, são inúmeros os mitos sobre o que se pode e não pode comer na praia, e a escolha acaba por se limitar sempre aos mesmos alimentos, e nem sempre os mais adequados. A ideia fundamental da alimentação de praia prende-se com a necessidade de ingerir produtos nutritivos e proteicos, capazes de assegurar energia para o resto do dia.

Eis alguns dos alimentos que podem ser os seus melhores amigos nos dias de descontracção na praia.

 

Mix de cereais integrais: um aperitivo prático e rápido, que sacia a fome e ainda proporciona uma variedade de nutrientes energéticos fundamentais para o organismo, como as vitaminas B e E, o cálcio, ferro, potássio e zinco, bem como fitoquímicos e antioxidantes. Faça a mistura com os tipos de cereais que mais aprecia.

 

Salada de Atum: uma refeição clássica, mas que pode ser personalizável ao gosto de cada um. Adicione vegetais e legumes para garantir a ingestão de fibra e insira frutas variadas. As especiarias combinam também bastante bem com a salada de atum. Experimente adicionar um toque de sementes de mostarda, pimenta caiene, tomilho e salsa. O atum é um alimento rico em propriedades proteicas, que controla a sensação de fome e induz ao emagrecimento, através dos seus ácidos graxos insaturados, que para além disso também previnem o aparecimento de doenças cardíacas. Substitua a maionese por um vinagre de mostarda à base de óleo de azeitona, ou até por um iogurte grego, e verá a sua tradicional salada de atum transformar-se num sabor único e delicioso.

 

Salada de Fruta: Prepare uma leve e saudável salada de frutas para se refrescar, e deliciar, ao sabor da maresia. Escolha fruta da época para garantir o expoente máximo de sabor e maturação. Adicione, por exemplo, mirtilo, morango, amora, ameixa, pêssego. Ambos ricos em vitamina C e antioxidantes, impulsionam o seu sistema imunitário e dão-lhe força para o resto do dia. Para garantir a sua saúde óssea, introduza também melancia e cereja, ricos em vitamina A. Para dar um toque especial à sua salada de fruta, adicione também um pouco de mel e hortelã picada.

 

E que tal complementar a sua alimentação de praia com uma refrescante Limonada de Morango?

 

Fonte

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