Quem é que será que se vai divertir mais nestas aulas de ioga? Os donos… ou os cães?
Os cães são os melhores amigos com que os humanos podem contar! Eu que o diga! A minha Carlota faz-me imensa companhia enquanto descanso de um dia atarefado ou quando preparo uma receita de que gosto muito – por vezes, até faço uns pratos para ela e tudo! E sabia que os nossos amigos de quatro patas até nos podem acompanhar… em atividades físicas, como o ioga?
É verdade, não estou a brincar! Há até quem diga que é a nova moda de uma vida saudável! Já pensou em levar o cão para um estúdio para ter uma aula em conjunto? Com o nome de Doga (ou dog yoga, na língua inglesa), esta prática está a ganhar cada vez mais popularidade e os próprios cães são incentivados a fazer algumas posições.
Só existem vantagens em fazer Doga: por um lado, os laços entre os donos e os animais ficam fortalecidos; por outro, é uma forma divertida de melhorar a postura dos dois.
O Doga foi criada em 2012 por Mahny Djahanguiri, uma professora de ioga sueca que, no decorrer dos anos, foi entendendo as várias vantagens desta prática para os humanos e para os cães: aumenta a esperança média de vida, diminui a pressão arterial, resolve problemas de depressão e de ansiedade – o último é até uma doença que atinge muito os nossos amigos caninos…
E não se preocupe: para participar nas aulas de Doga, nem sequer é preciso saber fazer ioga. Na verdade, basta contar com uma mente aberta… e algum sentido de humor!
A prática ainda não chegou ao nosso país, mas, se nestas férias, passar pelo Reino Unido, experimente! Agende uma aula no Pomona´s, que é o estúdio onde Mahny dá aulas em Londres!