É friorento como eu? Então, esta notícia sobre uma nova idade do gelo vai provocar muitos arrepios!
Eu gosto do frio. É o pretexto perfeito para preparar aquelas receitas que só sabem bem nos dias em que as temperaturas estão baixas, baixas… Além disso, é a altura ideal para provar uma ou outra sopa muito saudável! Mas tudo o que é demais… enjoa. Enjoa… e arrepia! Eu, pelo menos, senti alguns calafrios, mal li esta notícia: então não é que a Terra vai ser atingida por uma nova idade do gelo?
Brrr… Só de pensar nisso! Segundo os cientistas, tudo irá acontecer em 2050, tratando-se do Mínimo de Maunder, uma mudança climática que já aconteceu entre 1645 e 1715.
Mas o que é que se vai passar durante essa nova idade do gelo? Bom, parece que a temperatura do planeta irá descer uns 10 graus Celsius – ou até um bocado mais – devido a uma queda na quantidade de manchas solares que se encontram na superfície do astro-rei. Estas manchas distinguem-se por contar com uma temperatura menor em relação à área que se encontra à sua volta.
As manchas são como uma sombra, sendo que, tudo à sua volta, é como se fosse uma penumbra. Ora, o que se passa é que a penumbra conta com uma temperatura bastante superior à sombra e ao resto da superfície do Sol. Logo, quando existem menos manchas, existe menos penumbra e uma descida na temperatura.
E isto seria causado pelo quê? Pelo comportamento do Homem, que parece ainda não estar suficientemente alerta sobre os riscos das mudanças climáticas. Aliás, infelizmente, a grande parte das pessoas continua a não ter uma atitude ecológica que se deve refletir nos mais pequenos detalhes do dia a dia…