Prepare um típico arroz de pato!
Sou um grande fã da gastronomia portuguesa! Por exemplo, já partilhei consigo uma deliciosa receita de bacalhau com broa e há uns meses ainda tive a oportunidade de preparar umas inesquecíveis Amêijoas à Bulhão Pato com a minha amiga Marta Cardoso. Desta vez, trago-lhe uma tradicional receita de Arroz de Pato.
Receita de arroz de pato
Ingredientes:
– 1 pato
– 1 cebola e meia
– 1 dente de alho
– 0,5 dl de azeite
– 2 folhas de louro
– 2 cravinhos
– 5 grãos de pimenta preta
– 3 chávenas de chá de arroz
– 1 chouriço de carne
Preparação:
Limpe bem o pato e retire-lhe todas as gorduras. Leve ao lume uma panela com muita água e quando esta já estiver a ferver, junte os grãos de pimenta, 1 folha de louro, os cravinhos e meia cebola com casca. Tempere com sal.
Se for usada uma panela de pressão, a cozedura demora cerca de 30 minutos. Caso seja outro tipo de panela, demora cerca de 1h30 e poderá ser necessário acrescentar água ao caldo, de acordo com a forma como este for reduzido.
A meio da cozedura, junte metade do chouriço. Quando estiver todo cozido, retire o caldo e reserve-o.
Deixe arrefecer o pato e desfie-o, deitando a pele fora. Parta o chouriço cozido em pedaços pequenos.
Retire do caldo a película de gordura que se forma à superfície e reserve.
Leve a cebola picada ao lume com o azeite, o alho e a folha de louro. Quando a cebola começar a caramelizar, junte o arroz e vá mexendo.
Quando os bagos começarem a ficar esbranquiçados, junte o caldo do pato, já coado, na proporção do dobro do número de chávenas de arroz com uma a mais (exemplo: se forem utilizadas 2 chávenas de arroz, coloque 5 chávenas de caldo).
Num tabuleiro, coloque metade da quantidade de arroz, espalhando, por cima, o pato já desfiado e os pedaços de chouriço. Cubra com o resto do arroz.
Enfeite com o resto do chouriço cru, cortado às rodelas. Por cima, coloque a gordura que anteriormente retirou da superfície do caldo. Leve ao forno a 200.ºC durante 20 minutos, até que o Arroz de Pato fique douradinho.
Se quiser, aproveite para dar um toque final – e um outro sabor ao prato – com uma erva aromática à sua escolha.
Caso não tenha ideias para uma sobremesa, espreite esta. É uma delícia!