As minhas 5 maravilhas da culinária portuguesa

As minhas 5 maravilhas da culinária portuguesa

Sou um português orgulhoso! Orgulhoso da nossa cultura, das nossas tradições e claro da nossa gastronomia. Para mim é das melhores do mundo. De Trás-os-Montes ao Algarve, são tantos os pratos e tão bons. Sabe que mais? Vou partilhar consigo aquelas que, para mim, são as 5 maravilhas da culinária portuguesa.

Os melhores pratos da culinária portuguesa

Bacalhau à Brás

Saboroso e fácil de cozinhar. Há melhor que isto? Todos os pratos com bacalhau são divinais, mas este tem a vantagem de ser tão simples e rápido. Basta saltear bacalhau desfiado com cebola e batata palha, adicionar azeitonas e salsa e está feito. Por isso, a sua fama não é surpresa nenhuma.

Francesinha

Este sabor tão típico da cidade invicta é a minha perdição. Quem ainda nunca provou, não sabe o que perde. Esta não é uma sanduiche de queijo e fiambre qualquer. Só tem de triplicar a quantidade de queijo, adicionar várias camadas de enchidos e cobrir tudo com aquele molho que deixa qualquer um com água na boca.

Caldo verde

Bem tradicional, o caldo verde cai sempre bem. Festa que é festa não se faz sem esta bela sopa e se ela aparece à mesa “é uma casa portuguesa com certeza”. Batatas, cebola, couve e rodelas de chouriço… e basta.

Ameijoas à bulhão pato

Claro que não podia faltar, um prato de marisco nesta lista. Escolhi ameijoas à bulhão pato porque não há melhor programa do que comer este petisco numa esplanada com vista para o mar. Mergulhar o pão no molho é o melhor! Concorda comigo? É feito à base de azeite, coentros, alho e vinho branco.

Arroz doce

Não podia terminar, sem um doce. Este faz-me lembrar a minha avó e penso que não devo ser o único. O cheirinho de arroz doce acabado de fazer trás à memória momentos de infância passados na casa das avós, não é? Este é mais uma daquelas iguarias que não perde uma festa portuguesa.

Concorda com esta minha lista? Conte-me, quais são para si as 5 maravilhas da culinária portuguesa?

Pode ver a receita de ameijoas à minha moda aqui.

(Visited 2.172 times, 1 visits today)

Related Posts

Recebi um prémio que não é meu… é de todos os açorianos!

Recebi um prémio que não é meu… é de todos os açorianos!

A sorte dá um trabalho do caraças. E estou muito feliz por ver o meu trabalho reconhecido, ao receber este prémio! Cozinhar dá-me prazer, por si só… Mas tenho de confessar que o sabor do reconhecimento tem um gosto único! E logo um prémio que […]

É assim que eu tiro a pele dos pimentos assados, sem queimar os dedos!

É assim que eu tiro a pele dos pimentos assados, sem queimar os dedos!

Com esta dica tão fácil, os pimentos assados ficam sem pele nenhuma… e o sabor continua o mesmo! É daquelas pessoas que gosta tanto, mas tanto de seguir as minhas receitas – e até tem o meu site nos Favoritos e tudo? Então, já deve […]