Receita de Bacalhau com Broa

Receita de Bacalhau com Broa

Hoje continuo a minha jornada desta semana que é a de lhe mostrar as melhores receitas de… bacalhau! É um dos meus ingredientes preferidos e é daqueles que mais se utilizam na cozinha portuguesa. Desta vez, trago-lhe a receita de Bacalhau com Broa, ideal para jantares com muitas pessoas e bastante prática, na medida em que pode ser feita de véspera.

 

Ingredientes

  • 500 gr de bacalhau demolhado e limpo, sem peles e espinhas
  • 4/5 batatas médias
  • 3 ovos
  • 1 ou 2 broas (só o miolo)
  • 1 cebola grande
  • 6 dentes de alho
  • 3 ramos de salsa
  • azeite q.b.
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.

 

Preparação

Retire a côdea da broa e esfarele o miolo. Junte 2 dentes de alho e os ramos de salsa bem picados. Reserve.

Coloque um tacho com água e sal ao lume, juntando os ovos, bem como as batatas descascadas e às rodelas a cozer.

Regue o fundo de uma frigideira com azeite e coloque a cebola em rodelas finas, com 2 dentes de alho picados, deixando alourar. Quando estiver pronto, coloque num tabuleiro de ir ao forno. Reserve.

Na mesma frigideira, sem lavá-la, pique mais 2 dentes de alho e volte a regar com azeite. Quando estiver quente, junte o bacalhau escorrido. Deixe cozinhar até que comece a secar.

Quando as batatas estiverem cozidas, retire do lume e escorra-as. Coloque no tabuleiro, por cima da cebola. Descasque os ovos e corte-os em rodelas, pondo por cima das batatas. Cubra com o bacalhau e, no final, com o miolo da broa. Coloque azeitonas no topo do tabuleiro, regando a superfície com um fio de azeite e levando ao forno pré-aquecido a 180.ºC. até que fique bem tostado.

 

Aproveite para servir enquanto estiver quente. Vai ver que este Bacalhau com Broa é mesmo uma delícia!

Gostou desta receita? Deixe o seu like e partilhe no Facebook. Aproveite e veja, também, a minha sugestão de Bacalhau à Brás.

 

 


Related Posts

Pimentos assados no forno

Pimentos assados no forno

Se nunca fez pimentos assados no forno… nem sabe o que está a perder! Para os viciados em culinária, a chegada dos dias da primavera é a altura perfeita para começar a sair da cozinha e preparar almoços ou jantares a céu aberto, nomeadamente um […]

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Quer terminar o ano como deve ser? Prepare esta receita de pimento recheado com bacalhau e batata-doce! Foi uma das minhas resoluções culinárias para 2023… e a poucos dias do final de ano posso dizer que cumpri à risca: incluir mais batata-doce nos meus pratos! […]