Esqueça os acompanhamentos de sempre! Faça um arroz de grelos!
A culinária é uma área recheada de mitos. Um dos mais errados de todos é pensar que o arroz tem de ser sempre igual! Eu já provei tantas vezes que não é bem assim… Por exemplo, lembra-se daquela vez que lhe disse como preparar um arroz de tomate? E aquele arroz de couve-flor e alho que é simplesmente uma maravilha? Agora, eis uma receita de um acompanhamento tão português… e tão delicioso: um bom arroz de grelos!
Receita de arroz de grelos
Ingredientes:
– 1 chávena de arroz carolino
– 1 molho de grelos de nabo
– Uma cebola grande
– 4 colheres de sopa de azeite
– 2 dentes de alho
– Sal e pimenta
– 2 chávenas de água a ferver (com a mesma medida do arroz)
Preparação:
Em primeiro lugar, prepare os grelos, aproveitando as pontas e as folhas mais macias e fatiando aos bocados. Mergulhe-as durante 1-2 minutos numa água com um bocado de sal ou de vinagre.
Depois passe-as por água limpa. Escorra-as.
Entretanto, tire a casca da cebola e pique-a de forma fina. Tire a casca dos alhos.
Ponha ao lume um tacho com a cebola e o azeite e coza até a cebola ficar translúcida. Nunca deixe que ganhe cor. Adicione os dentes de alho esborrachados e os grelos. Salteie até que fiquem macios.
Assim que estiver pronto, adicione o arroz. Envolva bem na gordura. Regue com a água a ferver, tempere com sal e pimenta e deixe que retome a fervura. Cubra o tacho, diminua o calor e deixe que coza o arroz até ficar solto e inteiro.
Por fim, sirva para acompanhar pratos de carne ou de peixe.