Queijo: eis 3 factos curiosos que poucos conhecem!

Queijo: eis 3 factos curiosos que poucos conhecem!

Quase ninguém conhece estas curiosidades sobre o queijo… A 3.ª é surpreendente!

Sem dúvida que o queijo é um dos ingredientes mais recorrentes, na minha culinária. E para todas as ocasiões! Desde petiscos, para as entradas, a um prato principal mais leve… ou outro mais composto! Consigo deve acontecer o mesmo… Mas será que conhece algumas destas curiosidades secretas do queijo?

3 curiosidades que poucos conhecem do queijo!

1. Ao contrário do que muitos pensam, o queijo não faz mal à nossa memória! E há vários estudos que mostram que é muito pelo contrário! Afinal, o queijo conta com muito cálcio e fósforo, nutrientes essenciais para o trabalho do cérebro. Conclusão: provar este alimento é sinónimo de estimular a memória.

2. As vantagens não terminam por aqui! Este lacticínio acelera o metabolismo, conforme informa um estudo publicado no “Journal of Agricultural and Food Chemistry”. Foi feita uma comparação de amostras urinárias e fecais de pessoas, cujas dietas eram repletas de queijo ou de leite, com as de pessoas que não provavam laticínios. Conclusão: os indivíduos que provavam queijo contavam com níveis mais elevados de butirato, ou seja, um ácido gordo produzido pelas bactérias do estômago, nas fezes. E esses níveis de butirato estão relacionados com uma evidente redução dos níveis do colesterol mau (LDL). Ainda não é claro como o butirato atua na perda de peso, mas há análises em animais que provam que este ácido gordo é capaz de acelerar o metabolismo.

3. Mas tem de ter atenção, ao provar este ingrediente: é que este vicia! Algumas investigações sugerem que a caseína, uma proteína existente nos produtos lácteos, origina uma libertação de casomorfinas, que emitem um estímulo de conforto, para o cérebro. Logo, caso prove bastante o alimento, pode ficar habituado ao prazer do sabor salgado ou associar esse hábito àqueles momentos de descontração do dia a dia.

(Visited 120 times, 1 visits today)

Related Posts

Batata Hasselback: tem um nome difícil de dizer… mas é saboroso de comer!

Batata Hasselback: tem um nome difícil de dizer… mas é saboroso de comer!

Da Suécia… chega-nos petiscos para repetir vezes sem conta! Conheça a receita desta Batata Hasselback! Como é bom podermos viajar, sem sairmos da mesa! Graças a um ou outro prato saboroso, já fui a Marrocos, Índia e até à China, sem ter de preparar malas […]

Receita de mexilhões à vinagrete

Receita de mexilhões à vinagrete

Está prestes a perder a cabeça com uma receita irresistível… E a culpa é destes mexilhões à vinagrete! É típico de agosto: a meio de uma semana, fazemos um balanço e chegamos à conclusão de que os dias quentes parece que vieram para ficar. E […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.