Bolo-Rainha light, saudável e sem açúcar

Bolo-Rainha light, saudável e sem açúcar

Ho, ho, ho! Veja só esta deliciosa prenda de Natal que lhe ofereço: uma receita de um bolo-rainha light, saudável e sem açúcar!

Há quem comece o ano com uma lista extensa de resoluções. Pois eu decidi ir contra a corrente e tomar uma série de resoluções neste final de ano! Gosto de aproveitar este período de festas para preparar alguns pratos mais saudáveis, preferindo, por exemplo, doces sem um único vestígio de açúcar. Como é lógico, o bolo-rainha não podia passar ao lado desta alimentação que faz bem ao corpo. Por isso, apresento-lhe um bolo-rainha light, saudável e sem açúcar! É bom e faz bem!

Receita de bolo-rainha light, saudável e sem açúcar

Ingredientes:

– 2 canecas de farinha de espelta
– 7 g de fermento padeiro seco
– 50 ml de bebida vegetal morna (sem ferver)
– 5 colheres de sopa de mel
– 2 ovos
– 1 gema para pincelar o bolo
– 3 colheres de sopa de azeite
– 1 laranja (raspa)
– 150 ml de chá de cidreira (morno)
– 200 g de frutos secos (amendoins, cajus, amêndoas, pinhões, nozes…)
– Frutos secos q.b. para decoração do bolo

Preparação:

Em primeiro lugar, dilua o fermento no leite morno, mexendo até dissolver. Deixe repousar por 10 minutos.
Entretanto, coloque todos os ingredientes (menos os frutos secos) no processador de alimentos e triture até obter uma massa uniforme.
Coloque agora a massa numa tigela polvilhada com farinha e amasse bem com as mãos.
Acrescente os frutos secos e misture muito bem com as mãos até estarem bem incorporados na massa. Polvilhe com mais farinha, se julgar necessário.

Entretanto, forme uma bola e coloque numa tigela polvilhada com farinha. Cubra com pelicula aderente e por cima coloque um pano e deixe levedar em local quente durante cerca de 3 horas.
Coloque a massa na bancada da cozinha e forme um rolo. Depois una as pontas e forme o bolo-rainha.
Assim que estiver pronto, passe a massa para um tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele com gema de ovo.
Decore ao seu gosto e deixe descansar por mais 20 minutos coberto com um pano.
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Por fim, leve o bolo a assar por cerca de 20 minutos.

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