Tarte de maçã americana: uma sobremesa incrível!

Tarte de maçã americana: uma sobremesa incrível!

Esta tarte de maçã americana é de comer e chorar por mais!

Há tartes que são um exemplo de inovação. Outras são típicas… mas nunca nos fartamos de provar! Não interessa o tipo: as tartes rendem sempre uma sobremesa que agrada a todos! Por exemplo, experimente esta tarte de maçã americana!

Receita de tarte de maçã americana

Ingredientes (para a massa):

– 300g de farinha
– 150g de margarina/manteiga
– 40g de açúcar
– 3 colheres de sopa de água fria
– 1 pitada de sal
– 1 ovo grande, batido
– Leite q.b. (para pincelar)

Ingredientes (para o recheio):

– 500-600g de maçãs, sem casca e caroço
– 4 colheres de sopa de farinha
– 100g de açúcar branco
– 100g de açúcar amarelo
– 1 colher de chá de canela
– 2 colheres de sopa de manteiga

Preparação (para a massa): 

Em primeiro lugar, depois de aquecer o forno a 180ºC, unte com margarina uma tarteira ou pirex redondo com 23-25cm de diâmetro. Reserve.
Assim que estiver pronto, num recipiente largo, mexa a farinha com o açúcar e o sal e acrescente a manteiga em bocados e a água fria. Mexa com as mãos até ficar com uma massa esfarelada. Adicione o ovo batido e mexa bem até ficar com uma massa uniforme. A massa deverá ficar um bocado mole.
Entretanto, faça uma bola com a massa e embrulhe-a numa película aderente. Ponha no frigorífico ao longo de 30-60 minutos, até ficar sólida o suficiente para ser trabalhada.

Preparação (para o recheio):

Tire a casca das maçãs e extraia os caroços, pese-as e confirme se tem, aproximadamente, 500-600g. Fatie as maçãs em bocados pequenos e ponha-os num recipiente. Adicione a canela, os açúcares, a farinha (que serve para absorver o líquido libertado pelas maçãs ao cozerem) e a manteiga. Envolva. Reserve.
Assim que o anterior passo estiver concluído, retire a massa do frigorífico e estique-a para fazer um disco que caiba na tarteira, ficando com uma pequena aba de fora. Separe uma massa para fazer o disco que vai cobrir a tarte, fazendo-o um pouco maior do que a o diâmetro da tarteira.

Entretanto, ponha a do disco maior na tarteira, deixando uma pequena aba de fora desta, ponha o recheio de maçã e alise-o através de uma espátula. Em cima deste, ponha o disco menor e combine as laterais deste às da base, amasse levemente com os dedos e dobre as pontas para dentro para ficar bem selada. Por fim, no meio da tarte, faça 4 aberturas para que o vapor possa sair.

É verdade: a maçã pode ser a protagonista de deliciosas sobremesas! Por exemplo, algumas até são muito saudáveis, como o bolo de maçã sem glúten, nem açúcar. Outras podem ser deveras românticas, como estas rosas de maçã! Por isso, assim que preparar esta sobremesa, experimente estas, igualmente, deliciosas tartes!


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.