Chicharro com molho de vilão, uma receita típica açoriana!

Chicharro com molho de vilão, uma receita típica açoriana!

Eis um prato que tem um dos reis dos peixes, nos Açores: chicharro com molho de vilão!

Há certas qualidades comuns a uma boa parte dos pratos típicos açorianos, muito para além do seu sabor único ou da História, que é um ingrediente essencial para tornar as receitas ainda mais apetecíveis. Já reparou como os petiscos que nos chegam dos Açores têm, quase sempre, um nome curioso? O prato que lhe apresento agora é disso um bom exemplo: chicharro com molho de vilão.

Mas não se deixe enganar por este nome, que até é engraçado. Na realidade, o tempero deste peixe, que é abundante no mar dos Açores, não tem nada de mal. Muito pelo contrário: tenho a certeza de que será o seu herói junto de amigos e familiares, que, à volta da mesa, vão ficar rendidos a este prato de chicharro.

No entanto, o peixe tem uma importância essencial nesta iguaria. Como não podia deixar de ser num prato açoriano. Afinal, o povo dos Açores sempre sentiu um imenso respeito pelo mar, pelas suas riquezas e bens que traz… nomeadamente o peixe, como o chicharro!

Aliás, por curiosidade, saiba que o chicharro é um dos nossos reis dos peixes. É pequeno em tamanho – mede cerca de 40 centímetros –, alguns consideram-no como “o peixe dos pobres” – por ser barato –, mas é grande e rico em sabor!

Fique com uma última dica: sirva este chicharro com molho de vilão, acompanhado por umas batatas cozidas. Acredite: fica um petisco de cinco estrelas!

Encontre esta e outras receitas no meu recente Livro “Receitas dos Açores”. Adquira já o seu exemplar aqui!

(Visto 401 vezes)

Artigos Relacionados

Glúten: finalmente, uma lista de alimentos sem esta proteína!

Glúten: finalmente, uma lista de alimentos sem esta proteína!

Reuni numa única lista todos os alimentos sem glúten! Vai ser muito útil para quem não quer mesmo comer esta proteína! Eu acho que “glúten” é uma das palavras mais pesquisadas de sempre na Internet. A verdade é que existe muita gente curiosa para saber […]

Sardinhada à minha moda: experimente… e delicie-se!

Sardinhada à minha moda: experimente… e delicie-se!

Tem um verdadeiro amor por sardinhas? Então, vai ficar apaixonado por esta receita de sardinhada à minha moda! Com estes dias de calor, decidi mudar de cenário, deixar a cozinha e vir para fora das quatro paredes preparar uma sardinhada à minha moda! Bom, eu […]