Chicharro com molho de vilão, uma receita típica açoriana!

Chicharro com molho de vilão, uma receita típica açoriana!

Eis um prato que tem um dos reis dos peixes, nos Açores: chicharro com molho de vilão!

Há certas qualidades comuns a uma boa parte dos pratos típicos açorianos, muito para além do seu sabor único ou da História, que é um ingrediente essencial para tornar as receitas ainda mais apetecíveis. Já reparou como os petiscos que nos chegam dos Açores têm, quase sempre, um nome curioso? O prato que lhe apresento agora é disso um bom exemplo: chicharro com molho de vilão.

Mas não se deixe enganar por este nome, que até é engraçado. Na realidade, o tempero deste peixe, que é abundante no mar dos Açores, não tem nada de mal. Muito pelo contrário: tenho a certeza de que será o seu herói junto de amigos e familiares, que, à volta da mesa, vão ficar rendidos a este prato de chicharro.

No entanto, o peixe tem uma importância essencial nesta iguaria. Como não podia deixar de ser num prato açoriano. Afinal, o povo dos Açores sempre sentiu um imenso respeito pelo mar, pelas suas riquezas e bens que traz… nomeadamente o peixe, como o chicharro!

Aliás, por curiosidade, saiba que o chicharro é um dos nossos reis dos peixes. É pequeno em tamanho – mede cerca de 40 centímetros –, alguns consideram-no como “o peixe dos pobres” – por ser barato –, mas é grande e rico em sabor!

Fique com uma última dica: sirva este chicharro com molho de vilão, acompanhado por umas batatas cozidas. Acredite: fica um petisco de cinco estrelas!

Encontre esta e outras receitas no meu recente Livro “Receitas dos Açores”. Adquira já o seu exemplar aqui!


Related Posts

Caril de peixe e camarão

Caril de peixe e camarão

Que receita maravilhosa: um caril de peixe e camarão! Não posso negar que a gastronomia portuguesa tem um lugar cativo no meu estômago. Mas, uma vez ou outra, gosto de dar oportunidades à culinária de tantos outros países… como a Índia, porque não? Afinal, é […]

Papelote de pescada

Papelote de pescada

Fã de receitas frescas com peixe? Não pode perder este papelote de pescada! Não sei se acontece o mesmo consigo, mas sempre que chegamos àquela altura do ano em que as nuvens dão lugar ao sol e ao calor, eu só penso em preparar receitas […]