Chicharro com molho de vilão, uma receita típica açoriana!

Chicharro com molho de vilão, uma receita típica açoriana!

Eis um prato que tem um dos reis dos peixes, nos Açores: chicharro com molho de vilão!

Há certas qualidades comuns a uma boa parte dos pratos típicos açorianos, muito para além do seu sabor único ou da História, que é um ingrediente essencial para tornar as receitas ainda mais apetecíveis. Já reparou como os petiscos que nos chegam dos Açores têm, quase sempre, um nome curioso? O prato que lhe apresento agora é disso um bom exemplo: chicharro com molho de vilão.

Mas não se deixe enganar por este nome, que até é engraçado. Na realidade, o tempero deste peixe, que é abundante no mar dos Açores, não tem nada de mal. Muito pelo contrário: tenho a certeza de que será o seu herói junto de amigos e familiares, que, à volta da mesa, vão ficar rendidos a este prato de chicharro.

No entanto, o peixe tem uma importância essencial nesta iguaria. Como não podia deixar de ser num prato açoriano. Afinal, o povo dos Açores sempre sentiu um imenso respeito pelo mar, pelas suas riquezas e bens que traz… nomeadamente o peixe, como o chicharro!

Aliás, por curiosidade, saiba que o chicharro é um dos nossos reis dos peixes. É pequeno em tamanho – mede cerca de 40 centímetros –, alguns consideram-no como “o peixe dos pobres” – por ser barato –, mas é grande e rico em sabor!

Fique com uma última dica: sirva este chicharro com molho de vilão, acompanhado por umas batatas cozidas. Acredite: fica um petisco de cinco estrelas!

Encontre esta e outras receitas no meu recente Livro “Receitas dos Açores”. Adquira já o seu exemplar aqui!

(Visto 250 vezes)

Artigos Relacionados

Red fish assado com tomate e cogumelos: um petisco natalício!

Red fish assado com tomate e cogumelos: um petisco natalício!

Varie neste Natal! Faça esta receita de red fish assado com tomate e cogumelos! Para o Natal, pede-se uma mesa que agrade a todos os paladares, não é verdade? E, para isso, é melhor contar com muitos ingredientes que se prolongam muito para além do […]

Salmão em papelote: para todos ficarem com “água na boca”, neste Natal!

Salmão em papelote: para todos ficarem com “água na boca”, neste Natal!

Esta receita de salmão em papelote é fácil e simples de preparar! Já sei: é daquelas pessoas que, no meio da azáfama entre presentes para amigos, família e colegas de trabalho, preparação da decoração natalícia da casa e dar os últimos retoques à árvore de […]