Receita de frango na púcara: para repetir vezes sem conta!

Receita de frango na púcara: para repetir vezes sem conta!

Frango na púcara: para um almoço tipicamente português!

“Quem passa por Alcobaça não passa sem lá voltar…” já diz a conhecida música. E isso aplica-se também às receitas: quem prova um prato de Alcobaça não demora muito para repetir. Os meus amigos que o digam: dei-lhes a provar esta receita de frango na púcara e já não sei quantas mensagens recebi para combinar um novo jantar e repetir esta receita! Veja se acontece o mesmo consigo: prepare um frango na púcara!

Receita de frango na púcara

Ingredientes:

– 8 pernas de frango
– 150 gr de bacon em cubos
– 3 tomates maduros
– 1 cebola
– 3 dentes de alho
– 0,5 dl de azeite
– 1,5 dl de vinho branco
– 1 colher de chá de pimentão-doce
– Uma folha de louro
– 1 ramo de salsa
– Sal q.b.
– Piripíri q.b

Preparação:

Primeiramente, ponha as pernas de frango numa tigela. Tempere, recorrendo a dentes de alho picados de forma fina, o pimentão-doce, sal, piripíri e o vinho branco. Envolva e deixe que fique a marinar ao longo de 20 minutos.
Entretanto, tire a casca e limpe a cebola e pique de forma fina. Limpe e escalde os tomates, tire a pele e as pevides e fatie em cubos.

Entretanto, coloque um tacho ao lume com o azeite, deixe que fique a aquecer, adicione o frango escorrido, a folha de louro, o ramo de salsa, a cebola e o bacon e deixe que fique a refogar até que o frango obtenha um tom dourado.
Assim que estiver pronto, acrescente, depois, o tomate e a marinada da carne e deixe que fique a cozinhar, em lume brando e misturando uma vez ou outra, ao longo de cerca de 40 minutos.
Adicione um bocado de água, caso seja preciso enquanto cozinha, corrija os temperos. Por fim, tire do lume e sirva com uma decoração a gosto.

Assim que terminar este prato, conheça outras receitas simples (e ricas em sabor) com frango: uma inclui quinoa e a outra conta com bacon!


Related Posts

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]