Receita irresistível de arroz de pato

Receita irresistível de arroz de pato

Este arroz de pato é uma excelente prova de que a cozinha portuguesa é a melhor do mundo!

Podia, à-vontade, apenas saborear pratos oriundos da gastronomia portuguesa e tenho mesmo a certeza de que nunca me iria fartar! Há tantos e tão diferentes pratos a provar, não acha? Desde aquelas receitas típicas com bacalhau àquele doce que termina um jantar na perfeição. E aqueles que gostam de “chicha”, como diz o meu amigo Pedro Jorge, também estão muito bem servidos! Este arroz de pato é uma excelente prova disso… Ora espreite lá a receita!

Receita de arroz de pato
Ingredientes:


– 1 pato
– 1 cebola e meia
– 1 dente de alho
– 0,5 dl de azeite
– 2 folhas de louro
– 2 cravinhos
– 5 grãos de pimenta preta
– 3 chávenas de chá de arroz
– 1 chouriço de carne

Preparação:

Depois de limpar bem o pato, tire todas as gorduras. Ponha ao lume uma panela com bastante água e, assim que esta já estiver a ferver, coloque os grãos de pimenta, 1 folha de louro, os cravinhos e meia cebola com casca. Tempere, recorrendo a sal.
Caso seja usada uma panela de pressão, a cozedura prolonga-se ao longo de meia hora, aproximadamente. Se for outro tipo de panela, é preciso aguardar uns 90 minutos e até é possível que seja preciso adicionar água ao caldo, segundo a forma como este for reduzido.
A meio da cozedura, junte meio chouriço. Assim que ficar todo cozido, tire o caldo e reserve-o.
Deixe que arrefeça o pato e desfie-o, deitando a pele fora. Fatie o chouriço cozido em pequenos bocados.
Retire do caldo a película de gordura que se forma à superfície. Reserve.
Coloque a cebola picada ao lume juntamente com o azeite, o alho e a folha de louro. Assim que a cebola caramelizar, acrescente o arroz e vá misturando.
Assim que os bagos ficarem esbranquiçados, adicione o caldo do pato, já coado, na proporção do dobro do número de chávenas de arroz com uma a mais (ora veja este exemplo: caso sejam utilizadas 2 chávenas de arroz, ponha 5 chávenas de caldo).
Num tabuleiro, ponha metade da quantidade de arroz, espalhando, por cima, o pato já desfiado e os bocados de chouriço. Tape, recorrendo ao resto do arroz.
Decore através do resto do chouriço cru, às rodelas. Por cima, ponha a gordura que tinha retirado da superfície do caldo.
Ponha no forno a 200ºC ao longo de 20 minutos até que o arroz de pato esteja com um tom dourado.

(Visto 2.806 vezes)

Artigos Relacionados

Francesinha: uma receita típica para comemorar o São João!

Francesinha: uma receita típica para comemorar o São João!

Eis a principal representante da gastronomia do Porto: a francesinha! Mesmo que, neste ano, os santos populares sejam festejados de uma forma diferente – entre quatro paredes -, esta celebração está sempre associada a alegria e, claro, receitas tipicamente portuguesas! Por exemplo, para celebrar o […]

Pastéis de feijão: um doce português… perfeito para um lanche!

Pastéis de feijão: um doce português… perfeito para um lanche!

Acredite que este é um doce que todos adoram! Saiba como preparar esta receita de pastéis de feijão! No mês em que se celebra o Dia de Portugal, nada como nos deixarmos deliciar com doces que nos fazem gostar – ainda mais – da gastronomia […]