Qual é a ceia de Natal mais calórica na Europa? Descubra a resposta!

Qual é a ceia de Natal mais calórica na Europa? Descubra a resposta!

Será que a nossa é que é a ceia de Natal mais calórica na Europa?

Longe do verão – onde queremos mostrar a nossa boa forma física – e defendidos por inúmeras e quentes peças de roupa, muitas pessoas costumam fazer uma pausa na alimentação saudável na quadra natalícia. Bom, não vai ser o meu caso, porque vou seguir à risca estas dicas… Mas é o que acontece à maioria das pessoas: afinal, em muitas mesas portuguesas, o Natal rima com imensas calorias! Já agora, será que a ceia nacional é a mais calórica de toda a Europa? Deixe-se surpreender…

É que, na verdade, os países com a ceia de Natal mais calórica são o Reino Unido e a Irlanda. E logo a seguir vem a França e depois… Portugal!

Mas porque é que somos dos países europeus com a ceia com mais calorias? Apesar de o bacalhau ser o prato principal em diversas regiões do país, os portugueses acabam por exagerar bastante nos doces e nas entradas. Daí que o nosso país ocupe o terceiro lugar desta tabela tão inimiga para a nossa saúde.

Afinal, é sempre importante recordar que um elevado consumo de alimentos com açúcar e gordura causa sérios problemas, como hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes tipo 2 e obesidade. E também é sempre importante lembrar que, em Portugal, há um milhão de adultos obesos.

Por isso, opte por pratos que sejam pouco calóricos! E que também podem ser bastante saborosos! A lista chega a ser grande… e bem variada: lapas grelhadas, um rico prato com bacalhau – até pode ser uma entrada -, um polvo à lagareiro… É só escolher!


Related Posts

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

É a receita que faltava na sua Consoada: fique com este tronco de Natal! Os fãs de doces podem ficar descansados: na noite da Consoada, o que não faltam são pratos para adoçar o paladar de quem não resiste a este tipo de sabores. Que […]

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Eis uma rica sugestão para a sobremesa de Natal: uma das melhores receitas de arroz-doce que já preparei! Há lá melhor coisa do que reunir a família à mesa num evento, como o Natal, e com um doce tipicamente português? Pelo menos cá em casa […]