Bacalhau com migas e espinafres

Bacalhau com migas e espinafres

Não resiste a um típico prato de bacalhau em pleno Natal? Espreite esta receita de bacalhau com migas e espinafres!

Nesta receita, o bacalhau não podia estar em melhor companhia! Sim, a verdade é que por este blog já é habitual esse ingrediente contar com os mais diferentes acompanhamentos – e todos são deliciosos. Mas o prato que aqui apresento supera todas as expetativas: é que o bacalhau não tem apenas um excelente acompanhamento! Neste caso… são dois! Enfim, é impossível resistir a este prato de bacalhau com migas e espinafres!

Receita de bacalhau com migas e espinafres
Ingredientes:

– 1 posta de bacalhau do lombo demolhado
– 300 gr de miolo de pão
– Azeite q.b.
– 1 dente de alho
– 300 gr de espinafres baby
– 500 ml de água
– Azeitonas q.b.

Preparação:

Numa assadeira, disponha o lombo de bacalhau, regue com azeite, tempere com sal e pimenta. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos.
No entretanto vamos às migas. Esfarele o miolo, o melhor que puder, com as mãos.
Num tacho coloque azeite até cobrir o fundo, o dente de alho picado e leve a lume médio.
Assim que o alho estiver lourinho adicione os espinafres. Vá mexendo, assim que os espinafres estiverem moles junte o miolo de pão. Misture bem e regue com a água a ferver.
Deixe cozinhar sobre lume moderado, mexa sempre até as migas secarem e conseguir moldá-las em forma de rolo. Sirva o bacalhau decorado com umas azeitonas e as migas.

Caso fique com espinafres a mais das compras de Natal, não deixe para o ano uma ótima receita, uma sopa sem nada de batata! Ou este petisco com ricota, sem esquecer uns wraps de frango, muito, muito saudáveis!

(Visto 1.012 vezes)

Artigos Relacionados

Pimentos recheados com bacalhau: uma bela e deliciosa entrada!

Pimentos recheados com bacalhau: uma bela e deliciosa entrada!

Frescos, intensos e com uma cor vibrante: assim são estes pimentos recheados com bacalhau! Para mim, bacalhau é sinónimo de muitas vantagens e uma delas é o facto de ser um ingrediente que rende as receitas mais diferentes! Umas mais tradicionais do que outras… mas […]

Francesinha: uma receita típica para comemorar o São João!

Francesinha: uma receita típica para comemorar o São João!

Eis a principal representante da gastronomia do Porto: a francesinha! Mesmo que, neste ano, os santos populares sejam festejados de uma forma diferente – entre quatro paredes -, esta celebração está sempre associada a alegria e, claro, receitas tipicamente portuguesas! Por exemplo, para celebrar o […]