Receita de soufflé de queijo

Receita de soufflé de queijo

Soufflé de queijo: perfeito para uma refeição de outono!

Um prato pode ganhar muitas vidas. É o que acontece com o soufflé de queijo: ainda no inverno passado lhe apresentei a uma versão que incluía batata. Mas, agora, é a vez de conhecer uma receita em que o queijo é que é o grande protagonista. É certo que um soufflé doce – de cacau, por exemplo – é uma delícia, mas este soufflé de queijo dá um outro encanto a qualquer tarde de outono… Veja a receita, experimente e diga lá se não concorda comigo!

Receita de soufflé de queijo
Ingredientes:

– 1 cebola
– 50 g de manteiga
– 2 colheres de sobremesa de farinha
– 3 dl de leite
– Sal
– Pimenta
– Noz moscada
– 4 ovos
– 40 g de queijo parmesão

Preparação:

Acenda o forno nos 200º. Tire a casca e pique a cebola e coloque a alourar com a manteiga. Polvilhe através da farinha, misture e regue, recorrendo ao leite. Deixe que engrosse em lume brando, misturando sempre.
Tempere através de sal, pimenta e noz moscada. Junte as gemas já desfeitas, misturando depressa através de umas varas de arames. Tire do lume.
À parte, bata as claras em castelo muito firme, temperadas através de uma pitada de sal.
Acrescente o queijo parmesão ao creme já feito e envolva com cautela nas claras em castelo.
Verta o preparado pelas formas individuais para soufflé, já untadas com manteiga e ponha a cozer em forno quente ao longo de 10 minutos, diminua o calor e deixe que acabe de cozer ao longo de mais um quarto de hora.
Sirva imediatamente.

Já agora, como os soufflés nunca são demais, prepare um dia destes uma receita com peixe! Nem sei dizer qual é o mais delicioso!

E se estiver num dia em que lhe apetece pesquisar e fazer receitas novas, fique atento ainda a esta sandes de presunto, queijo brie e rúcula!


Related Posts

Pimentos assados no forno

Pimentos assados no forno

Se nunca fez pimentos assados no forno… nem sabe o que está a perder! Para os viciados em culinária, verão é muito, mas muito mais do que sol, praia e mar! Esta estação do ano é a altura perfeita para sair da cozinha e preparar […]

Receita de soufflé de queijo

Receita de soufflé de queijo

Soufflé de queijo: perfeito para uma refeição de outono! Um prato pode ganhar muitas vidas. É o que acontece com o soufflé de queijo: ainda no inverno passado lhe apresentei a uma versão que incluía batata. Mas, agora, é a vez de conhecer uma receita […]