Sopa rica de ervilhas

Sopa rica de ervilhas

Os dias frios estão mesmo a pedir uma sopa rica de ervilhas…

Que nome curioso para uma receita, certo? Mas o que eu quero dizer com “sopa rica de ervilhas”? Bom, na verdade, trata-se de uma entrada repleta de nutrientes. Repare na lista de ingredientes que lhe apresento a seguir: cada um é composto por substâncias que são essenciais para o nosso corpo!

Mas as ervilhas… As ervilhas até merecem um parágrafo à parte. Elas são um belo exemplo de que os alimentos não se medem aos palmos! Afinal, apesar do seu pequeno tamanho, contam com imensas fibras, hidratos e proteínas! Quem diria, não é? E ainda sem esquecer das vitaminas, é quase o alfabeto inteiro: A, B, C, E…

Daí que utilize algumas vezes as ervilhas nas minhas receitas, muito para além desta sopa! E prepare ervilhas com ovos escalfados, salmão com puré feito desse ingrediente e uma outra entrada – uma sopa que junta as ervilhas com brócolos! Mas fique agora com esta rica em nutrientes… e em sabor!

Receita de sopa rica de ervilhas
Ingredientes:

– 400 gr de ervilhas
– 1 cebola grande
– 1 cabeça de nabo
– 1 litro de caldo de legumes
– 2 colheres de sopa de vinagre
– 2 folhas de hortelã
– 2 ovos
– Azeite q.b.
– Sal q.b.
– Flor de sal q.b.
– Pimenta-prtea q.b.

Preparação:

Lave e descasque a cebola e o nabo.
Cubra o fundo de uma panela com azeite e junte a cebola picada. Deixe refogar até alourar. Junte a hortelã ao refogado e tempere com sal e vinagre. Acrescente 300 gr das ervilhas e o nabo, e reserve as restantes ervilhas. Cubra com o caldo de legumes bem quente e deixe ferver durante cerca de 7 minutos.
Retire do lume e, com a ajuda de uma varinha mágica, reduza tudo a puré. Junte os restantes 100 gr de ervilhas e deixe cozinhar, a ferver, durante mais 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
Numa frigideira, com óleo bem quente, estrele os ovos. Disponha a sopa num prato, regue com um fio de azeite e coloque o ovo por cima. Salpique o ovo com flor de sal e pimenta do reino moída na hora e fará um brilharete.


Related Posts

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Prepare-se: esta sopa de tomate e hortelã vai dar um novo sentido ao seu paladar! Abril, águas mil. Tal e qual como afirma a expressão popular. Mas se os dias de abril também trouxerem um pouco de frio, não deixe de visitar este blog, onde […]

Sopa de tomate com curgete e coentros: conforta o corpo e a alma!

Sopa de tomate com curgete e coentros: conforta o corpo e a alma!

Uma receita tradicional e deliciosa: fique com esta sopa de tomate com curgete e coentros! Está cada vez mais voltado para uma alimentação saudável? Então, de certeza que já descobriu as 1001 vantagens de muitos ingredientes. O tomate é um deles! Se, antes, só estava […]