Receita de rissóis de carne

Receita de rissóis de carne

Se esta receita de rissóis de carne não é a melhor do mundo… olhe que anda lá perto!

Não concorda que tudo aquilo que é preparado em casa até tem um outro sabor e tudo? Isso aplica-se praticamente a todo o tipo de receitas: desde lasanhas a doces, passando por grelhados e por uns aperitivos, como estes rissóis de carne, perfeitos para levar na marmita… para a praia!

Receita de rissóis de carne
Ingredientes (para a massa):

– 400g de farinha
– 60g de margarina
– 1 casca de limão
– 650 ml de água

Ingredientes (para o recheio):

– 130g de margarina
– 2 cebolas picadas
– 2 dentes de alho picados
– 1 tomate pequeno maduro picado
– ½ pimento vermelho
– 30g de bacon picado
– 30g de chouriço picado
– 1 folha de louro
– 500g de carne de vaca picada
– 80g de farinha
– 625 ml de leite
– Salsa picada q.b.
– Sumo de limão q.b.
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.
– Noz-moscada q.b.

Ingredientes (para a finalização):

– Farinha para polvilhar q.b.
– 3 ovos batidos
– Pão ralado q.b.
– Óleo para fritar

Preparação (para a massa):

Num tacho, ponha a água e a casca de limão. Tempere, recorrendo a sal. Adicione a margarina. Assim que ferver, tire a casca de limão.
Adicione a farinha de uma só vez. Em lume baixo, mexa bastante bem a farinha com a água até fazer uma bola que não fique colada no fundo do tacho. Ponha a massa na bancada polvilhada através de farinha. Polvilhe, recorrendo a farinha, e amasse de forma ligeira. Deixe que repouse ao longo de um quarto de hora até que arrefeça um bocado.
Amasse mais um bocado a massa até que esta fique lisa. Com a bancada polvilhada com farinha, estenda a massa através do rolo da massa, até que esta fique fina, mas sem romper. Ponha uma colher de chá muito cheia de recheio no meio da massa. Dobre-a.
Através de um copo ou de um cortador de massa, fatie em forma de rissol (ou seja, uma meia-lua). Confirme se as pontas se encontram unidas. Ponha os rissóis numa travessa com farinha. Repita até não ter mais ingredientes.

Preparação (para o recheio):

Numa frigideira ponha ao lume 50g de margarina, metade da cebola, os alhos e a folha de louro. Misture e deixe que refogue sem deixar alourar muito. Acrescente o bacon, o chouriço, o pimento e o tomate. Misture e deixe que refogue ao longo de 1 minuto.
Adicione a carne picada e tempere, recorrendo a sal e a pimenta. Em lume alto, e sem que deixe de mexer, frite para que a carne se solte. Assim que a carne ficar cozinhada, sem molho, tire a folha de louro e desligue o lume.
Num tacho, ponha ao lume a margarina que falta e a cebola. Misture e deixe que refogue, sem que deixe alourar. Adicione a farinha e misture bastante bem.
Gradualmente, e sem que deixe de mexer, acrescente o leite. Assim que o molho ferver, adicione a salsa picada. Tempere, recorrendo a um bocado de sumo de limão e noz-moscada. Misture e adicione o refogado da carne. Mexa tudo bastante bem e assim que começar a ferver, desligue o lume.

Preparação (para a finalização):

Passe os rissóis por ovo batido. Deixe que escorra o que estiver a mais. Passe-os por pão ralado. Frite os rissóis dos dois lados em óleo quente. Após estarem fritos, ponha-os num prato com papel absorvente para que saia a gordura a mais.


Related Posts

Tomates recheados com atum: um petisco fresco e rico em sabor!

Tomates recheados com atum: um petisco fresco e rico em sabor!

Acredite: os seus amigos não vão resistir a esta receita de tomates recheados com atum! Receber os amigos em casa é uma animação e só nos faz é bem. E, para essas ocasiões especiais, especialmente no final do verão, não há nada como preparar um […]

Receita de mexilhões à vinagrete

Receita de mexilhões à vinagrete

Está prestes a perder a cabeça com uma receita irresistível… E a culpa é destes mexilhões à vinagrete! É típico de agosto: a meio de uma semana, fazemos um balanço e chegamos à conclusão de que os dias quentes parece que vieram para ficar. E […]