Lasanha de bacalhau com camarão

Lasanha de bacalhau com camarão

Há poucas receitas melhores do que esta: uma lasanha de bacalhau com camarão!

Se o bacalhau faz parte da gastronomia portuguesa, é claro que não me posso despedir do verão sem preparar uma receita com o “fiel amigo”, certo? E que ricas opções que tenho à minha disposição: desde uma simples sopa àqueles pratos que respiram portugalidade por todos os lados, sem esquecer uma ou outra receita que é mesmo obrigatória, como esta lasanha de bacalhau com camarão…

Receita de lasanha de bacalhau com camarão
Ingredientes:

– 500 g de lascas de bacalhau demolhado
– 5 dl de leite
– 1 cubo de caldo de marisco
– 250 g de miolo de camarão (calibre grande)
– Sal q.b.
– Piripiri q.b.
– 1 fio de azeite
– 1 cebola picada
– 3 dentes de alho picados
– 1 alho francês fatiado às rodelas
– 400 g de tomate maduro fatiado em cubos
– 40 g de manteiga
– 40 g de farinha
– Noz-moscada q.b.
– Pimenta de moinho q.b.
– 2 embalagens de folhas de lasanha fresca
– 100 g de queijo mozzarella ralado em fios

Preparação:

Ferva o leite e o cubo de caldo de marisco em lume brando. Deixe que cozam as lascas de bacalhau ao longo de 3-4 minutos.
Ao mesmo tempo, prepare o camarão, temperando-o com sal, piripiri e azeite. Verta mais um fio de azeite num tacho, deixe que aqueça e acrescente o miolo de camarão. Salteie ao longo de 1-2 minutos em lume médio a forte. Tire do lume. Reserve.
Prepare os legumes. No mesmo tacho, coloque um pouco mais de azeite. Acrescente a cebola e o alho picados e o alho francês fatiado às rodelas. Cubra com uma tampa e deixe que fiquem a suar até ficarem moles. Acrescente os cubos de tomate. Misture.
Regressando ao bacalhau, passe por um coador e reserve o caldo onde o cozinhou. Adicione as lascas de bacalhau aos legumes, mexa bem, cubra e deixe que fique a suar, ao longo de 10 minutos, aproximadamente.
Noutro tacho, ponha a margarina a derreter, junte a farinha e misture até ficar com uma pasta. Vá temperando com o caldo em que o bacalhau foi cozido. Deixe que fique grosso, misturando uma vez ou outra, através de uma vara de arames. Tempere com noz-moscada e pimenta moída na altura. Deixe que arrefeça o preparado de bacalhau e o molho antes de começar a montagem da lasanha.
Depois de ligar o forno a 200 ºC, verta um pouco do molho num tabuleiro e tape com folhas de lasanha. Espalhe metade do preparado de bacalhau sobre a massa, metade dos camarões e um bocado de queijo mozzarella. Repita as camadas e finalize com as placas de lasanha. A última camada é feita só com molho e uma quantidade generosa de queijo mozzarella.
Coloque no forno ao longo de meia hora, aproximadamente, ou até a superfície ganhar um tom dourado.
Sirva com ervas aromáticas a gosto.


Related Posts

Caril de peixe e camarão

Caril de peixe e camarão

Que receita maravilhosa: um caril de peixe e camarão! Não posso negar que a gastronomia portuguesa tem um lugar cativo no meu estômago. Mas, uma vez ou outra, gosto de dar oportunidades à culinária de tantos outros países… como a Índia, porque não? Afinal, é […]

Linguini de camarão, pesto e queijo: para deixá-lo muito feliz!

Linguini de camarão, pesto e queijo: para deixá-lo muito feliz!

Perca-se de amores por esta receita de linguini de camarão, pesto e queijo! Se você soubesse o que eu adoro fazer pratos de Itália! Sim, porque a comida desse país é muito mais do que pizzas! Afinal, de Itália, chegam imensas receitas originais… e saudáveis, […]