Sopa de bacalhau com tomate

Sopa de bacalhau com tomate

Receita de sopa de bacalhau com tomate: uma entrada que me encantou… e sei que vai acontecer o mesmo consigo!

Conhece a frase “um bacalhau dá para imensas receitas”? Esse é um dos meus maiores lemas na cozinha! Pense comigo: com bacalhau, conseguimos preparar um risoto de cinco estrelas ou um prato que combina este ingrediente com amêndoas, sem esquecer uma receita um pouco mais tradicional… e que sabe sempre bem! E como entrada? Sim, porque não utilizar o bacalhau para uma entrada mesmo boa? Olhe, por exemplo, siga a receita desta sopa de bacalhau com tomate!

Receita de sopa de bacalhau com tomate
Ingredientes:

– 1 posta de bacalhau
– 2 dentes de alho
– 1 cebola
– 1 folha de louro
– 1 dl de azeite
– 70 g de pimento vermelho
– 1 lata (400g) de tomate em pedaços
– 700 g de batatas
– 7 dl de água ou caldo de cozedura do bacalhau
– 4 ovos
– Sal e pimenta preta q.b.
– 25 g de salsa picada
– 4 fatias de pão torrado para servir

Preparação:

Coza o bacalhau. Depois, tire a pele e as espinhas. Reserve.
Pique a cebola e os dentes de alho.
Ponha ao lume uma panela com a cebola, os alhos, o azeite, o pimento fatiado em pequenos cubos e o louro. Deixe que refogue até a cebola estar transparente.
Acrescente o tomate e deixe que cozinhe um bocado. Tempere, a gosto, com sal e pimenta preta acabada de moer.
Acrescente o caldo de cozedura do bacalhau. Mal levante a fervura, junte as batatas fatiadas às rodelas. Deixe que coza.
Adicione o bacalhau em lascas e os ovos, um a um. Mal os ovos estejam cozidos, tire do lume, polvilhe com salsa picada ou outras ervas a gosto e sirva, se quiser, com fatias de pão.

O que interessa se as temperaturas já estão a aumentar? Não acha que uma sopa sabe sempre bem? É por essas e por outras que, se fosse a si, preparava já esta sopa de couve-flor e coentros ou uma sopa de abóbora e gengibre!


Related Posts

Frango em cama de vegetais: um prato saudável… e cheio de sabor!

Frango em cama de vegetais: um prato saudável… e cheio de sabor!

Quer uma receita leve e saudável para o verão? Acabou de encontrar! Fique com este frango em cama de vegetais! Meus amigos, a receita que vos trago hoje não é saudável… ela é mesmo muito saudável! É que não há um único ingrediente que não […]

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Prepare-se: esta sopa de tomate e hortelã vai dar um novo sentido ao seu paladar! Abril, águas mil. Tal e qual como afirma a expressão popular. Mas se os dias de abril também trouxerem um pouco de frio, não deixe de visitar este blog, onde […]