Pássaro que inspirou o filme “Rio” corre risco de extinção!

Pássaro que inspirou o filme “Rio” corre risco de extinção!

Ararinha-azul é uma espécie bonita, mas que, infelizmente, está quase em extinção…

Se é fã de cinema – e até aproveita alguns eventos especiais relacionados com a sétima arte -, de certeza que deve conhecer alguns filmes que fizeram história em diversos géneros, como no género da animação, para os mais pequenos. No entanto, há uma película que fez tanto sucesso que julgo que até deve ser conhecida por aqueles que nem ligam muito ao cinema, vendo um ou outro filme na televisão. Falo da animação “Rio”, que emocionou miúdos e graúdos ao contar as aventuras de Blu, uma carismática ararinha-azul. No entanto, o que vou falar agora é bastante real… e alarmante.

A verdade é que essa espécie de pássaro brasileira está em vias de extinção! Mais uma prova de como o nosso mundo anda muito, mas muito doente… A ararinha-azul é nativa do Rio São Francisco, no Nordeste e classificada pela BirdLife International, uma organização não-governamental, como “provavelmente extinta na Natureza”. Por esse motivo, centros de criação especializados estão a fazer um grande esforço em conservar esta espécie.

Um dos projetos mais relevantes para defender as araras é o Instituto Arara Azul, que, embora faça um trabalho notável, tem apenas como foco as araras azuis, maiores e que também está em ameaça.

Quanto às ararinhas azuis, a estratégia escolhida é criar em cativeiro para assegurar que depois os pássaros vivam em liberdade. É isso o que está a fazer a Associação de Conservação de Papagaios e Araras em Perigo de Extinção, na Alemanha. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo lançar as primeiras ararinhas azuis no seu habitat natural, no Brasil, em 2019.

E, já que falamos de Brasil, não há nada como seguir uma receita desse país, como uma feijoada à brasileira!


Related Posts

Biscoitos de batata-doce para cães

Biscoitos de batata-doce para cães

A Carlota adorou esta receita de biscoitos de batata-doce para cães! A batata-doce faz bem, é boa… e eu adoro! E com ela consigo fazer as receitas mais diferentes: desde uns ótimos aperitivos a uma sobremesa que fica na nossa memória durante muitos e muitos […]

Biscoitos caseiros para amigos de 4 patas

Biscoitos caseiros para amigos de 4 patas

Passei uma tarde com a Andreia Freitas, a proprietária da Agrozoo Santa Eulália, e juntos criámos uma receita especial para os nossos amigos de quatro patas, uma receita de biscoitos para cão. Sou fã e cliente desta boutique há alguns anos. É a primeira boutique […]