Regras de etiqueta: como causar uma boa impressão à mesa!

Regras de etiqueta: como causar uma boa impressão à mesa!

Conheça estas 3 simples regras de etiqueta para fazer boa figura num almoço ou jantar especiais!

O que contribui para que uma refeição seja simplesmente inesquecível? Uma entrada que nos abra o apetite. Um prato principal que nos faça querer repetir a dose… infinitamente. E, claro, uma sobremesa que torne um almoço ou jantar mais doce… e memorável, pois claro! Mas para que uma refeição corra às mil maravilhas é importante que causemos uma boa impressão, seguindo algumas regras de etiqueta – pelo menos, as mais básicas. Conheça algumas dicas relevantes!

3 regras de etiqueta para causar a melhor impressão à mesa

1. Disposição dos assentos

De acordo com a etiqueta clássica, é o anfitrião que determinava como os assentos devem estar dispostos, sendo que os homens e as mulheres tinham de se sentar de forma alternada e lado a lado, exceto os cônjuges.

Além disso, o homem que se encontrava à esquerda da dama era sempre o seu companheiro de jantar, oferecendo-lhe a cadeira.

Acima de tudo, era importante reter que a disposição dos assentos devia ser respeitada. Os casais eram afastados propositadamente, para não falarem um com o outro (como acontece normalmente), mas para conversarem com outros convidados e, assim, fazer novos amigos.

Nos dias de hoje, algumas coisas já não são bem assim… É que, agora, os casais podem sentar-se um ao lado do outro. Além disso, o princípio de companheiros de mesa já é considerado datado.

2. Para um jantar romântico

Em alguns países, continua a ser frequente o homem abrir a porta para a mulher ou pagar a conta.

Só que atualmente, com a emancipação feminina, essas regras estão obsoletas. Então, num jantar romântico, quem paga é quem convida. A não ser que a pessoa convidada não se sinta confortável com essa situação.

3. Brindar

Antes de mais, deve lembrar-se sempre de que as taças de vinho devem ser seguradas através da haste: caso contrário, a bebida acabaria por ser aquecida com o contacto das mãos.

De resto, o brinde deve corresponder sempre ao tipo de círculos sociais e de anfitrião. Por favor, se estiver com o seu chefe e ele brindar com um “saúde, senhores”, nunca, mas nunca, responda com aquela brincadeira “arriba, abajo, al centro… ADENTRO!”.

(Visited 214 times, 1 visits today)

Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]