Regras de etiqueta: como causar uma boa impressão à mesa!

Regras de etiqueta: como causar uma boa impressão à mesa!

Conheça estas 3 simples regras de etiqueta para fazer boa figura num almoço ou jantar especiais!

O que contribui para que uma refeição seja simplesmente inesquecível? Uma entrada que nos abra o apetite. Um prato principal que nos faça querer repetir a dose… infinitamente. E, claro, uma sobremesa que torne um almoço ou jantar mais doce… e memorável, pois claro! Mas para que uma refeição corra às mil maravilhas é importante que causemos uma boa impressão, seguindo algumas regras de etiqueta – pelo menos, as mais básicas. Conheça algumas dicas relevantes!

3 regras de etiqueta para causar a melhor impressão à mesa

1. Disposição dos assentos

De acordo com a etiqueta clássica, é o anfitrião que determinava como os assentos devem estar dispostos, sendo que os homens e as mulheres tinham de se sentar de forma alternada e lado a lado, exceto os cônjuges.

Além disso, o homem que se encontrava à esquerda da dama era sempre o seu companheiro de jantar, oferecendo-lhe a cadeira.

Acima de tudo, era importante reter que a disposição dos assentos devia ser respeitada. Os casais eram afastados propositadamente, para não falarem um com o outro (como acontece normalmente), mas para conversarem com outros convidados e, assim, fazer novos amigos.

Nos dias de hoje, algumas coisas já não são bem assim… É que, agora, os casais podem sentar-se um ao lado do outro. Além disso, o princípio de companheiros de mesa já é considerado datado.

2. Para um jantar romântico

Em alguns países, continua a ser frequente o homem abrir a porta para a mulher ou pagar a conta.

Só que atualmente, com a emancipação feminina, essas regras estão obsoletas. Então, num jantar romântico, quem paga é quem convida. A não ser que a pessoa convidada não se sinta confortável com essa situação.

3. Brindar

Antes de mais, deve lembrar-se sempre de que as taças de vinho devem ser seguradas através da haste: caso contrário, a bebida acabaria por ser aquecida com o contacto das mãos.

De resto, o brinde deve corresponder sempre ao tipo de círculos sociais e de anfitrião. Por favor, se estiver com o seu chefe e ele brindar com um “saúde, senhores”, nunca, mas nunca, responda com aquela brincadeira “arriba, abajo, al centro… ADENTRO!”.

(Visto 211 vezes)

Artigos Relacionados

É assim que eu tiro a pele dos pimentos assados, sem queimar os dedos!

É assim que eu tiro a pele dos pimentos assados, sem queimar os dedos!

Com esta dica tão fácil, os pimentos assados ficam sem pele nenhuma… e o sabor continua o mesmo! É daquelas pessoas que gosta tanto, mas tanto de seguir as minhas receitas – e até tem o meu site nos Favoritos e tudo? Então, já deve […]

Mais de 10 motivos para contar com amendoins na sua Ceia de Natal!

Mais de 10 motivos para contar com amendoins na sua Ceia de Natal!

Os amendoins não só são saborosos, mas também fazem muito bem à nossa saúde! Há pouco tempo sugeri umas deliciosas bolachas de amendoim para um lanche de inverno. Entretanto, recebi algumas mensagens da vossa parte, que queriam saber se podiam comer amendoins à-vontade, se estes […]