Tem fotos antigas por casa? Vá lá buscá-las e repare bem nesta curiosidade!
Hoje em dia, tirar uma fotografia é algo tão comum, que faz parte do nosso dia a dia… Gostamos de registar em imagem umas férias na praia, as malandrices dos nossos amigos de quatro patas ou aqueles momentos mais românticos… Mas, há uns tempos, fotografar era uma raridade. As reuniões com familiares eram os únicos momentos em que se posava à frente das câmaras… Ninguém imaginava sequer que seria possível, passados uns anos, fazer selfies!
Falando em fotografias antigas, já reparou que as pessoas costumavam posar de uma forma um pouco… bizarra? Algumas tinham o hábito de apoiar a mão no ombro de quem estava ao lado e outras estavam sempre a apertar objetos estranhos ou davam as mãos. Mas sabe porque isso acontecia? É tão curioso…
É que antigamente tirar uma simples fotografia podia demorar uma hora! É ou não é difícil de acreditar? Como fotografar se prolongava durante tanto tempo, os modelos acabavam por se mexer e mudavam de pose constantemente… e o resultado eram imagens completamente desfocadas! Afinal, as pessoas cansavam-se muito, ficavam inquietas.
Então, para que isso não acontecesse, os modelos ficavam parados, apoiando-se em livros, sofás, esculturas… e até uns nos outros.
Por outro lado, as pessoas costumavam ficar envergonhadas por estarem à frente da câmara… E, como acontece com qualquer tímido, nem sequer sabiam o que fazer com as mãos. Por isso, para ficarem quietas, apoiarem-se nos ombros da pessoa ao lado era uma boa solução, para manterem o equilíbrio ao longo de mais tempo. E esta curiosidade, hã? Já conhecia?
Gosta muito de conhecer estas e outras curiosidades tão interessantes? Então, espreite estes factos tão especiais sobre chás… e até sobre papel higiénico!