Fiz uma receita de farófias… e foi a loucura! Ninguém resistiu! Faça o mesmo! São cá uma delícia…
Se os pratos principais tipicamente portugueses me agradam, os doces… encantam-me! A mim, a si e a toda a gente, acho! Até aos mais exigentes! Sim, porque eu duvido mesmo que alguém consiga dizer que “não” a um toucinho-do-céu, a uma tigelada ou a um arroz doce! E se resistirem a este trio de delícias, tenho a certeza de que nem vão hesitar em devorar umas farófias! Aqui está a receita!
Receita de farófias
Ingredientes:
– 4 ovos
– Sal
– 80 g + 100 g de açúcar
– 2 colheres de sopa de mel
– 1 l de leite
– 1 casca de limão
– 1 pau de canela
– 1 colher de sopa de maisena
– Canela em pó
Preparação:
Depois de separar as gemas das claras, bata as claras em castelo juntamente com uma pitada de sal. Assim que elas estiverem muito firmes, adicione 80 g de açúcar e mel. Continue a mexer até ficar com um merengue espesso.
Ponha o leite ao lume com 100 g de açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Mal levante fervura, diminua o lume para que o leite só borbulhe.
Junte ao leite duas colheradas de claras (uma de cada vez) e coza as farófias, virando-as através de uma escumadeira. Tire-as e ponha em cima de um passador. Acrescente o leite que escorrer ao leite que está no tacho. Repita até já não ter mais claras.
Coloque as farófias num prato de serviço fundo.
Extraia a casca de limão e o pau de canela e adicione ao leite, misturando depressa as gemas misturadas com a maisena e dissolvidas num bocado de leite frio e o restante açúcar. Deixe que ferva de forma suave, sem que pare de mexer até o molho engrossar.
Verta o molho em cima das farófias. Deixe que arrefeça. Se quiser, pode polvilhar com canela em pó.