Falo por experiência própria: estes 5 truques são muito importantes para prepararmos um bolo perfeito!
Podem encantar-nos com as versões mais diferentes: desde umas mais tropicais até outras em que o chocolate é rei! Até nos conseguem surpreender com as mais diversas combinações – algumas que nem nos passariam pela cabeça, verdade? Mas para fazer bolos – ou melhor, o bolo perfeito – há algumas regras em comum que temos sempre de seguir, sem que interesse o tipo de prato que estejamos a preparar.
5 passos infalíveis para fazer o bolo perfeito
1. Saber qual é a temperatura perfeita
A melhor temperatura costuma ser 180º, mas é preciso ter alguns aspetos em conta: por exemplo, sempre que a massa for mais pesada, menor deve ser a temperatura do forno. Assim, conseguimos o bolo ideal: bem cozido por dentro e nunca queimado por fora.
2. Separar os ingredientes 1 hora antes da preparação
Desta maneira, os alimentos à temperatura ambiente vão fazer com que o bolo fique muito mais saboroso.
3. Deixar o fermento sempre para último
Atenção: nunca devemos pôr o fermento em pó numa liquidificadora. Se o fermento ficar muito batido, acaba por perder o efeito… e o que acontece? Pois, o bolo não cresce! E nós não queremos isso, pois não?
Então, o melhor a fazer é colocar o fermento por último, antes de o bolo ir ao forno. O ingrediente deve estar em temperatura ambiente.
4. Não abrir o forno antes dos 20 minutos!
Após pôr o bolo no forno, nunca abra antes dos 20 minutos. Afinal, cada vez que o forno é aberto, o ar quente sai e o bolo pode ficar todo mole. Quanto menos abrir o forno, melhor será o resultado final.
5. A importância de o bolo arrefecer
Sim, o melhor é esperar que o bolo diminua a sua temperatura. Só depois é que pode retirá-lo da forma: caso contrário, há o risco de o bolo ficar aos bocados.