Amêijoas com sumo de limão

Amêijoas com sumo de limão

Surpreendi os meus amigos e preparei umas amêijoas com sumo de limão! Faça o mesmo! São uma maravilha!

Numa noite destas, estava eu a conversar com os meus amigos e, claro está, o assunto invariavelmente foi parar… à comida! Entre uma troca e outra de receitas deliciosas, houve um deles que me contou as saudades que tinha de ir à apanha às amêijoas! Afinal, para ele, esse ingrediente é um autêntico petisco e rende pratos únicos! Todos praticamente concordaram. Ora, como sou uma pessoa muito boa, acabei por convidar os meus amigos para um almoço de domingo e, além de uma feijoada de marisco, de surpresa… fiz umas amêijoas com sumo de limão! Eles adoraram… e tenho a certeza de que você também vai gostar muito!

Receita de amêijoas com sumo de limão
Ingredientes:

– 500 g de amêijoas
– 6 dentes de alho
– 150 ml de azeite
– Sumo de um limão
– Pimenta (a gosto)
– Coentros (a gosto)
– Uma pitada de sal

Preparação:

Ponha as amêijoas em água salgada ao longo de 60 minutos: assim, a areia acaba por sair.
Limpe-as com água. Ponha-as num tacho juntamente com os alhos picados, pimenta e um bocado de sal. Tempere através do azeite. Misture com a ajuda de uma colher de pau. Tape o tacho e cozinhe em lume brando para que as amêijoas se abram totalmente. Agite o tacho, uma vez ou outra.
Desligue o lume, polvilhe com coentros picados e deixe que descanse ao longo de uns 5 minutos. Ponha as amêijoas numa travessa e tempere através de sumo de limão. Sirva com umas fatias de pão ao lado e um ou outro pedaço de limão.

Sem dúvida que o limão dá um toque diferente a qualquer prato! Mas este fruto parece ser mágico, por ter tantas qualidades! Sabia, por exemplo, que ele até pode substituir produtos químicos, no nosso dia a dia? E ainda nos ajuda a cozer o arroz!

(Visited 1.153 times, 1 visits today)

Related Posts

Paté de pimento e delícias do mar

Paté de pimento e delícias do mar

Receita de paté de pimento e delícias do mar: eis um acompanhamento delicioso e rápido de preparar! Há ingredientes que têm um nome que combina, na perfeição, com aquilo que eles são. É o caso das delícias do mar. É verdade: esse alimentos são mesmo […]

Amêijoas à Bulhão Pato: não podem faltar no seu Santo António!

Amêijoas à Bulhão Pato: não podem faltar no seu Santo António!

Esta receita de amêijoas à Bulhão Pato é tudo o que vai querer para celebrar o Santo António! Não sei quanto a si, mas, na minha opinião, a chegada das comemorações do Santo António, mesmo entre quatro paredes, é a inauguração oficial da época do […]