A alergia ao desporto é uma condição rara e tem solução!
Quando se aproxima o bom tempo, praticamente toda a gente só pensa em duas coisas: encontrar um destino de sonho para passar as férias (e nem precisa sair do país…) e arranjar uma boa estratégia para ficar com um corpo, igualmente de sonho, para a praia. Para o último caso, parece haver duas saídas obrigatórias: optar por uma alimentação saudável e fazer desporto… Mas a segunda solução pode não ser adequada a todas as pessoas. Não, não falo de quem tem preguiça ou nenhum jeito para a atividade física. Existem pessoas com alergia ao desporto. Já sabia desta?
A verdade é que há casos em que pode aparecer uma forte reação alérgica induzida pela prática de exercício físico. Isso acontece quando uma alergia específica, como a um alimento, se combina com o desporto. Trata-se de um problema raro, atingindo apenas 50 em cada 100 mil pessoas.
Ainda não se sabe porque é que isto acontece. No entanto, acredita-se que a atividade física eleva o fluxo do sangue, o que aumenta uma certa reação alérgica, ainda que ela não tenha aparecido antes.
Os sintomas são os mais variados: desde uma vermelhidão no rosto a fadiga, passando por comichão, problemas em respirar, sentir a garganta fechada, hipertensão…
Felizmente, aqueles que têm este problema podem fazer desporto à mesma. Só é preciso ter alguns cuidados, como tomar alguns medicamentos ou evitar ingredientes que possam iniciar uma crise alérgica. Para isso, não há nada como um aconselhamento médico.
E, assim, pode haver a prática de exercício físico, combinando com uma alimentação saudável, sem que interesse qual o desporto que se pratica: tanto pode ser num ginásio, entre quatro paredes, ou no exterior, em cima de uma bicicleta!