Esqueça as “teorias malucas”: é mesmo muito simples deixar o polvo tenro!
Por muitas voltas que dê ao mundo, sem sequer sair da mesa, acabo sempre por vir parar à gastronomia do nosso belo e rico país! Adoro o cozido à portuguesa, não resisto a um bom bacalhau à Brás e repito sempre um prato de arroz de polvo.
Aliás, falando em arroz de polvo, é daquelas pessoas que continua a ter problemas em cozinhar o polvo? Ou seja, faz de tudo, (de tudo, mesmo!), mas o alimento nunca fica tenro?
Realmente, eu já escutei todo o tipo de teorias para o polvo ficar tenro. Algumas até são bem divertidas! Imagine só que há quem já tenha batido com o polvo na bancada repetidas vezes. E também existe quem jure a pés juntos que o que se deve fazer é pôr o polvo na máquina de lavar… Só me pergunto é qual é que seria o programa!
Cozer com uma cebola e congelar o polvo antes de cozer são outras estratégias que se lê por essa Internet fora para um polvo tenro…
Pois fique sabendo que não é necessário tanto esforço! A solução é mesmo simples: lave o polvo com água fria e ponha-o numa panela, levando ao lume no mínimo. Não acrescente mais nada: nem sal, nem água, nem cebolas. Nada.
O polvo acabará por perder a sua própria água, através da qual ele vai cozendo muito devagar.
O tempo de cozedura depende sempre do tamanho do polvo. Por exemplo, um polvo pequeno demora quase 1 hora, enquanto um polvo médio demora quase 2.
O que não faltam são truques para cozinhar bem! Por exemplo, sabia que se pode cortar os tomates pequeninos de uma forma diferente, mas eficaz?