A esponja da louça tem milhões de micro-organismos
Apesar de utilizarmos a esponja para lavar a louça e tirar todas as impurezas dos nossos utensílios de cozinha, as esponjas podem ser nocivas para a saúde.
Segundo um estudo feito no Brasil, após 15 dias de utilização, as esponjas podem acumular cerca de 680 milhões de micro-organismos como fungos e bactérias e isso pode trazer doenças.
Por norma, este tipo de micro-organismos afeta pessoas com baixa imunidade, como é o caso das crianças e dos idosos.
Umas das bactérias mais encontradas na esponja da louça é a bactéria Escherichia coli, que pode ocasionar diarreia e febre. Os fungos também estão muito presentes e acarretam riscos para a pele, micoses e até mesmo doenças pulmonares.
Apesar de parecer uma notícia alarmante, os cientistas avisam que grande parte dos micro-organismos que se encontram nas esponjas, são organismos que estão presentes no nosso corpo e no ambiente em situações normais do dia a dia. O problema é quando se tornam excessivos.
Uma maneira de evitar que os micro-organismos se desenvolvam em excesso é uma boa higienização da esponja.
Como a água e o sabão não chegam para as limpar, o ideal é colocar a esponja com um pouco de água no micro-ondas, numa potência baixa, durante dois minutos. Outra forma de limpeza, passa por colocar a esponja mergulhada numa solução com lixivia durante 10 minutos.
Outro truque: depois de lavar a louça, certifique-se que a esponja fica sem espuma e que o recipiente onde a vai guardar não tem restos de detergente ou sabão.
Ah, e, por favor, não espere que a esponja fique careca para a deitar fora. Segundo este estudo brasileiro, passados 15 dias devem trocar-se todas as esponjas da louça!
E já que estamos no tema da cozinha, deixo aqui cinco dicas de decoração que podem ajudar a perder peso.