5 doces para festas de crianças com alergias

5 doces para festas de crianças com alergias

Saiba o que cozinhar para uma festa em que há crianças com alergias

É verão e o seu filho não para de lhe pedir para fazerem uma pequena festa em casa com os amigos da escola para que não percam contacto na transição de um ano para o outro. Você pondera e acaba por aceitar, mas quando está a ligar para os pais dos outros meninos, acaba por perceber que há crianças com alergias alimentares que vêm à festa.
“Ai meu deus, o que é que eu faço agora?”… Não se preocupe que eu estou cá para ajudar.
Relaxe e ponha a mão na massa, vai ver que não é assim tão difícil!

Receita de cupcake de chocolate e avelã
(sem leite, soja e ovo)

Ingredientes:
Para a massa:

– 3 chávenas de farinha de trigo
– 1 chávena e ½ de açúcar
– ½ chávena de cacau em pó
– 2 chávenas de água morna
– ½ chávena de óleo de girassol
– 1 colher (de sopa) de café solúvel
– 1 colher (de café) de fermento em pó
– 1 colher (de café) de bicarbonato
– 1 colher (de café) de vinagre branco

Para a cobertura:

– 50 gr de avelãs cruas
– 150 gr de chocolate fragmentado sem leite
– 150 ml de água fria
– 150 ml de água morna
– 2 colheres (de sopa) de açúcar refinado
– 1 colher (de sopa) de óleo de coco

Preparação:
Misture todos os ingredientes secos, menos o fermento.
Acrescente aos poucos a água morna, o óleo, o vinagre e bata até misturar bem. Por último, acrescente o fermento em pó.
Despeje o conteúdo em forminhas de cupcake e leve ao forno a 180 graus por cerca de 30 minutos.
Para fazer a cobertura, deixe as avelãs de molho durante 12 horas na água fria. Escorre a água. Bata as avelãs no liquidificador com a água morna até ficar em creme. Reserve.
Derreta o chocolate com o óleo de coco. Acrescente o açúcar refinado e o creme de avelãs, aos poucos. Vá mexendo até incorporar.
Coloque num recipiente com tampa e deixe arrefecer antes de decorar os cupcakes.

Receita de bolo de chocolate e coco
(sem glúten, leite, ovos e soja)

Ingredientes:
Para a massa:

– ¾ de chávena (de chá) de farinha de arroz
– ¾ de chávena (de chá) de fécula de batata
– ¼ de chávena (de chá) de polvilho doce
– 1 chávena (de chá) e ½ de leite vegetal
– 1 chávena (de chá) de cacau em pó
– 1 chávena (de chá) de açúcar
– ¼ de chávena (de chá) de óleo
– 1 colher (de café) de goma xantana
– 2 colheres (de sopa) de puré de inhame (cozido e triturado)
– 1 colher (de sopa) de farinha de linhaça dourada
– 1 colher (de sopa) de essência de baunilha
– 1 colher (de sopa) e ½ de fermento em pó

Para o recheio:

– 4 chávenas (de chá) de leite de coco
– ¾ de chávena (de chá) de açúcar
– 3 chávenas de coco ralado

Para a cobertura:

– 4 chávenas (de chá) de leite vegetal
– 1 chávena (de chá) de açúcar
– 1 chávena (de chá) de cacau
– 2 colheres (de sopa) rasas de amido de milho
– 1 colher (de sopa) de óleo de coco
– 1 colher (de sopa) de essência de baunilha

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Num recipiente, coloque a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho doce e a goma xantana. Mexa bem até uniformizar as farinhas e reserve.
Bata no liquidificador os restantes ingredientes (exceto o fermento) até formar uma mistura espessa. Junte essa mistura às farinhas e mexa até formar uma massa homogénea. Acrescente o fermento e misture delicadamente.
Unte uma forma redonda e despeje a massa. Leve o bolo ao forno aproximadamente 30 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar o bolo.
Para o recheio, leve ao lume todos os ingredientes e mexa até despegar da panela. Reserve.
Para fazer a cobertura, reserve 1 chávena de leite vegetal e o amido de milho.
Junte os outros ingredientes e leve ao lume, mexendo até levantar fervura.
Continue a mexer por mais 5 minutos. Desligue o lume.
Dissolva o amido de milho no leite vegetal reservado anteriormente. Coe a mistura do amido de milho com o leite vegetal e acrescente a calda.
Ligue novamente o fogo e mexa até formar a consistência de mousse.
Depois é só desenformar o bolo, cortá-lo ao meio, rechear e cobrir.

Receita de brigadeiros
(sem glúten, ovo, leite e soja)

Ingredientes:

– 1 chávena (de chá) e ½ de puré de batata doce branca
– 110 gr de chocolate em barra (sem alergénicos)
– 1 chávena (de chá) de leite vegetal
– ¾ de chávena (de chá) de açúcar
– 1 colher (de sopa) de cacau em pó

Preparação:
Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até formar uma massa lisa.
Transfira para uma panela, leve a lume brando e mexa bem durante 20 minutos ou até despegar completamente da panela.
Retire a panela do lume, transfira o brigadeiro para um recipiente e deixe arrefecer.
Espalhe um pouquinho de azeite ou óleo nas mãos e faça bolinhas. Passe as bolinhas em chocolate granulado e coloque em forminhas.

Receita de bolo de cenoura
(sem leite, ovo e soja)

Ingredientes:
Para a massa:

– 3 chávenas (de chá) de farinha de trigo
– 1 chávena (de chá) de açúcar
– 2 chávenas (de chá) de cenouras cruas picadas
– 1 chávena (de chá) de óleo
– 1 chávena (de chá) de leite vegetal
– ½ chávena (de chá) de água a ferver
– 1 colher (de sopa) de puré de inhame
– 1 colher e ½ (de sopa) de fermento em pó
– 1 pitada de sal

Para a cobertura:

– 2 chávenas (de chá) de leite vegetal
– 4 colheres (de sopa) de açúcar
– 3 colheres (de sopa) de chocolate em pó sem leite
– 2 colheres (de sopa) de puré de batata doce
– 2 colheres (de sopa) de óleo de coco
– 2 colheres (de sopa) de essência de baunilha

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Bata no liquidificador a cenoura e o óleo até formar uma pasta. Reserve.
Num recipiente, coloque a farinha de trigo, o açúcar, o leite vegetal o puré de inhame, a água e o sal. Mexa bem.
Acrescente a pasta de cenoura e óleo e mexa até formar uma mistura homogénea. Junte o fermento e mexa delicadamente.
Unte uma forma redonda e, em seguida, despeje a massa. Leve ao forno aproximadamente 35-40 minutos.
Para a cobertura, leve ao lume todos os ingredientes e mexa até despegar do fundo da panela. Espalhe delicadamente a cobertura no bolo.

Receita de beijinho de coco queimado
(sem glúten, leite, ovo e soja)

Ingredientes:

– 1 chávena (de chá) de puré de batata doce
– 1 chávena (de chá) de leite de coco
– 1 chávena (de chá) de açúcar
– 1 chávena (de chá) de flocos de coco queimado

Preparação:
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até formar uma massa lisa.
Transfira para uma panela e leve ao lume, mexendo até despegar completamente do fundo da panela.
Retire a panela do lume, transfira o brigadeiro para um recipiente e deixe arrefecer.
Passe óleo nas mãos e faça bolinhas. Passe as bolinhas nos flocos de coco queimado e coloque em formas.

Gostou destas ideias? Veja aqui algumas de chocolate que pode comer sem culpa, caso não tenha alergias.

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