Doce do Algarve: arrepiados algarvios

Doce do Algarve: arrepiados algarvios

Porque o Algarve não é só praia: arrepiados algarvios, um doce do Algarve

Quem diz que o norte do país tem a melhor doçaria está muitíssimo enganado. Pois o Algarve tem com cada doce de amêndoa, que é de comer e chorar por mais. Lá está, o nosso país é de norte a sul, um país gastronómico. Arrepiados algarvios, já conhece? Partilharam comigo esta receita e não poderia deixar de a trazer até si. Se ainda não conhece, prepare as coisinhas do ginásio porque o difícil é comer só um arrepiado. Se for de férias até ao Algarve pode sempre prová-los a sul, senão vá já para a cozinha que só são precisos 4 ingredientes para fazer este doce do Algarve.

Receita de arrepiados algarvios

Ingredientes:

-250 gr de amêndoa com pele

-250 gr de açúcar

-2 claras

-Raspa de 1 limão

Preparação:
Comece por triturar as amêndoas, mas não triture até ficar em pó, triture de modo a que a amêndoa fique granulada. Se preferir a amêndoa sem pele, pode sempre escaldá-las e retirar a pele, é como mais gostar. Reserve as amêndoas.
De seguida, bata as claras em castelo e quando as claras estiverem bem firmes acrescente o açúcar aos poucos, como se estivesse a criar um merengue.
Introduza as amêndoas picadas e a raspa do limão. Mexa com uma colher de pau até a massa ficar bem envolvida.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e com uma colher coloque pedaços da massa espaçados entre si sobre o tabuleiro. Por cima coloque uma amêndoa pelada inteira.
Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 100 graus, durante aproximadamente 1 hora.

 

Gostou deste doce do Algarve? Um docinho de vez em quando não faz mal à dieta, e porque o equilibrio é que é importante, deixo-lhe aqui uma receita saudável: salada de bacalhau com grão de bico. Uma receita com ingredientes bem portugueses mas que não é por isso que deixa de ser saudável!

(Visto 6.072 vezes)

Artigos Relacionados

Massa mãe: conheça um fermento saudável e natural para fazer o pão!

Massa mãe: conheça um fermento saudável e natural para fazer o pão!

Nunca foi tão fácil fazer pão sem sair de casa! Fique com esta receita de massa mãe! Não podia haver altura mais adequada, num período em que é aconselhável ficar mais um tempo por casa, para partilhar a receita de hoje! “Mãe”, uma simples palavra […]

FRANCISCO MACAU FAZ FRANGO COM KETCHUP

FRANCISCO MACAU FAZ FRANGO COM KETCHUP

Convidar o Francisco Macau para almoçar só poderia ter um desfecho: Muita animação! A receita? Frango, obviamente! Com ele o que mais poderia ser? Mas olhem que ficou uma delícia. Mais um prato bem simples e muito saboroso. Experimentem e depois deixem um comentário.   […]