“Que o teu alimento seja o teu medicamento” já foi dito há muitos e muitos anos por Hipócrates (460-377 a.C.), pai da medicina.
Refletindo nesta frase concluímos que a alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, sendo muito importante ter uma alimentação saudável e adequada ao nosso estilo de vida.
O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares pode provocar graves problemas de saúde. Contudo, é importante ficarmos com uma ideia, não existem alimentos maus, apenas má alimentação! Quero com isto dizer que não é necessário deixar de comer determinados alimentos para ter uma alimentação saudável, apenas fazer a combinação certa, na quantidade adequada e adotar algumas regras no seu dia-a-dia. Pequenas alterações na sua rotina diária e nos seus hábitos alimentares podem fazer toda a diferença e melhorar significativamente o seu bem-estar.
Experimente começar por saborear o que como e comer o que lhe dá prazer, e quando parar de sentir prazer, pare de comer. Muitas vezes comemos por impulso e não saboreamos os alimentos que ingerimos. Quando saboreamos realmente o que comemos podemos descobrir que gostamos de facto daquilo que pensávamos gostar.
Saborear realmente a comida que ingerimos torna mais fácil preferir alimentos apropriados em quantidades adequadas e abandonar os alimentos não aconselháveis.
Não se esqueça que ao investir numa alimentação saudável esta a investir na sua saúde e que manter um estilo de vida saudável requer, além de saber comer, comportamentos que favoreçam o seu equilíbrio, bem-estar físico e psicológico.
Texto por: Dra. Andreia Santos