Sugestão de fim-de-semana: Piodão

Sugestão de fim-de-semana: Piodão

Não são só as grandes cidades ou as mais turísticas que merecem a nossa atenção e visita. O nosso país é rico em cantos e recantos por visitar. Com as temperaturas mais amenas, Piodão pareceu-me uma boa sugestão para este fim-de-semana. É uma aldeia classificada como “Imóvel de Interesse Público” e localiza-se na Serra do Açôr. Quer razões para se fazer à estrada este fim-de-semana?

Piodão

Piódão faz parte das “Aldeias Históricas de Portugal”, um conjunto de aldeias e vilarejos que foram restaurados e estão protegidos devido à grande importância histórica que têm. Apesar de ser uma aldeia muito conhecida, as praias continuam a ser a preferência dos turistas, perdendo estes toda a beleza e encanto das nossas aldeias históricas.

Piodão é sobretudo caracterizado pelas paredes de xisto e as portas e janelas pintadas de azul. Nos períodos festivos, como são exemplo a Páscoa e o Natal, vê-se regressarem muitos dos jovens que um dia foram ‘obrigados’ a deixar a sua terra em busca de melhores condições de vida. A população que acabou por ficar em Piodão e que vive essencialmente da agricultura, faz as delicias de quem lá passa, através da sua hospitalidade, fazem parte da cultura da terra, transmitindo a história e as tradições da aldeia.

Esta aldeia é capaz de nos arrebatar pelas suas ruas estreitas e pela viagem ao passado que fazemos, porque parece que está com o mesmo aspeto que estava há muitos anos atrás, quando as casas foram construídas.

Além de visitar a aldeia em si, o que não faltam são caminhadas e passeios para fazer na zona, entrre Piodão e Foz d’Égua onde a natureza enche o percurso. Quando terminar o percurso em Foz d’Egua pode sempre visitar as piscinas naturais da zona.

O que lhe parece esta sugestão?

Bom fim-de-semana e bons passeios!

 

Espreite tambem a sugestão de fim-de-semana no Porto, aqui.


Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]