Os grandes mitos sobre emagrecer

Os grandes mitos sobre emagrecer

Já andamos todos praticamente com o corpo mais ao léu, como se diz. Assim como andamos mais à fresca, o assunto “dietas” e “emagrecer” também anda mais presente. Diz-se tanta coisa, existem tantas dietas… será que tudo o que se diz a respeito é verdade? Hoje trago 3 grandes mitos sobre emagrecimento.

Mitos sobre emagrecimento:

  1. A dieta tem que ser restritiva

Não se pode comer pão, chocolate, cerveja, pizza, etc. As calorias têm que ser contadas, temos que comer saladas, legumes e frango. Não podemos comer hidratos de carbono depois de determinada hora… não admira que, com tanto “não” e “deves” a palavra dieta seja quase um bicho de sete-cabeças. A verdade é que para emagrecer temos que gastar mais calorias do que ingerimos, mas não é por ao fim-de-semana comer um bocadinho de chocolate ou beber vinho que acaba o mundo. Quanto mais nos restringirmos, pior é.

  1. É preciso deixar de comer os hidratos de carbono

Culpam a massa pelo progressivo aumento de peso da sociedade ocidental. Quando se cortam os hidratos de carbono como o pão, as massas, a batata doce e o arroz, a pessoa até pode perder peso numa fase inicial, mas é apenas o líquido e massa magra (músculo) a ir embora. O mais importante é equilibrar a alimentação e incluir de tudo um pouco.

  1. As metas devem ser ousadas

“10 kg em um mês” e “projeto verão” são duas expressões muito usadas, principalmente nesta altura do ano. As nossas metas, até para tudo na vida, têm de ser específicas, alcançáveis, acima de tudo têm que ser realistas. Portanto deixe-se de metas loucas e acima de tudo procure fazer uma dieta saudável e equilibrada… e de vez em quando dê uma facadinhas!

 

Se está atento ao tema saúde, espreite aqui o que escrevi sobre os alimentos anti-cancro.


Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]