Comida picante pode ajudar-nos a viver mais

Comida picante pode ajudar-nos a viver mais

Cada vez mais no mundo ocidental se consome comida picante. Segundo diversos estudos, este fator pode representar boas notícias para a nossa saúde. Ao incluirmos mais picante na alimentação diminuímos bastante o risco de algumas doenças.

Num dos componentes químicos da malagueta e da pimenta caiena, a capsaicina, encontramos benefícios. De acordo com um estúdo do Larner College of Medicine da Universidade de Vermont, o consumo frequente de malagueta reduziu em 13% a taxa de mortalidade e acrescentou em média 10 anos de vida.

O estudo feito em mais de 16.000 pessoas durante 23 anos mostrou que os consumidores frequentes de malagueta viram surgir uma redução de doenças cardiovasculares. Assim, foram comprovados vários benefícios da capsaicina: perda de peso; impedimento do crescimento das células tumorais na próstata; ação inflamatória e analgésica para artrite e fibromialgia; prevenção de gripes e constipações; capacidades antibacterianas; prevenção de doenças cardiovasculares; redução do mau colesterol e da placa de ateroma.

Outro estudo publicado em 2015, que envolveu 512.891 indivíduos durante 4 anos, concluiu também que a comida picante reduzia a mortalidade. Segundo o mesmo artigo, para além da malagueta, também o gengibre, a pimenta preta e a canela trazem esse tipo de benefícios.

 

Já conhece a minha receita de tarte de maracujá? Confira aqui.

 

 

(Visto 71 vezes)

Artigos Relacionados

Chulé: saiba como tirar esse cheiro dos pés e dos sapatos!

Chulé: saiba como tirar esse cheiro dos pés e dos sapatos!

Já lhe aconteceu ficar com os sapatos a cheirar a chulé? Saiba como terminar, de vez, com esse odor! Quando faz exercício físico, transpira bastante e acaba por deixar os ténis com um pouco de cheiro a chulé? Ora, siga este breve artigo para descobrir […]

Abacate: o superalimento que incluo nas minhas saladas!

Abacate: o superalimento que incluo nas minhas saladas!

As saladas fazem parte da minha rotina saudável e o abacate é uma presença ilustre, principalmente numa altura do dia… Há ingredientes que parecem ser mesmo perfeitos. Têm bom aspeto, sabem bem… e fazem ainda melhor! Por exemplo, não acha que o abacate se adequa, […]