Pudim de chia: emagrece e reduz gordura

Pudim de chia: emagrece e reduz gordura

Tive o meu primeiro contacto com as sementes de chia muito recentemente. Numa época em que parece que já ninguém come pão com manteiga ao pequeno almoço e por isso todas as manhãs as nossas redes sociais são invadidas por fotos, lindas de morrer, diga-se, de iogurtes com frutos vermelhos e sementes das mais variadas espécies.

Curioso, como sou, fui então tentar perceber o que são as sementes de chia e os usos que lhe poderia dar para além de colocar uma ou duas colheres no topo de um batido para fotografar e colocar aqui ou no Instagram pela manhã.

Digo-vos, fiquei rendido.

 

Que benefícios tráz à nossa saúde?

A importância do consumo das sementes de chia tem sido reforçada por especialistas em nutrição, uma vez que nela são encontradas fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama que estas sementes minúsculas conquistou nos últimos tempos é graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a chia é capaz de auxiliar no processo de emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, como regular a taxas de colesterol e fortalecer o sistema imunitário.

 

Como se consome?

Para usufruir dos seus benefícios, basta juntar aos seus cereais ou iogurte, por exemplo, uma colher de chá de sementes de chia. Mas ingeri-la sob a forma de pudim, como vou mostrar a seguir, é muito melhor para a vista e para o paladar. Um pequeno almoço ou uma sobremesa naturalmente adoçada, vegan e sem glúten.

 

Pudim de Chia

Ingredientes

360 ml de leite de amêndoa

63 gr de sementes de chia

24 gr de cacau em pó sem açúcar

2 a 5 colheres de sopa de xarope de ácer

1/2 colher de chá de canela em pó

¼ de colher de chá de sal

½ colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

 

Preparação

Adicione todos os ingredientes, exceto o xarope de ácer, numa tigela e bata vigorosamente para misturar. Se preferir não sentir as sementes, pode bater tudo no copo misturador até obter uma mistura cremosa.

Coloque a mistura num recipiente, adoce a gosto com o xarope de ácer, misture muito bem e guarde no frigorifico durante pelo menos 3 horas.

Sirva frio, quando estiver com a consistência de um pudim, com uma cobertura a seu gosto, como frutas, granola ou coco.

 

 


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Bolo húmido de chocolate: esta é a minha receita preferida!

Bolo húmido de chocolate: esta é a minha receita preferida!

Delicioso e fofo: assim é esta receita do meu bolo húmido de chocolate preferido! Amo chocolate, então este bolo… Esta receita de bolo húmido de chocolate é maravilhosa. Uma delícia impossível de parar de comer. Receita de bolo húmido de chocolate Ingredientes: – 300g de […]