Pudim de chia: emagrece e reduz gordura

Pudim de chia: emagrece e reduz gordura

Tive o meu primeiro contacto com as sementes de chia muito recentemente. Numa época em que parece que já ninguém come pão com manteiga ao pequeno almoço e por isso todas as manhãs as nossas redes sociais são invadidas por fotos, lindas de morrer, diga-se, de iogurtes com frutos vermelhos e sementes das mais variadas espécies.

Curioso, como sou, fui então tentar perceber o que são as sementes de chia e os usos que lhe poderia dar para além de colocar uma ou duas colheres no topo de um batido para fotografar e colocar aqui ou no Instagram pela manhã.

Digo-vos, fiquei rendido.

 

Que benefícios tráz à nossa saúde?

A importância do consumo das sementes de chia tem sido reforçada por especialistas em nutrição, uma vez que nela são encontradas fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama que estas sementes minúsculas conquistou nos últimos tempos é graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a chia é capaz de auxiliar no processo de emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, como regular a taxas de colesterol e fortalecer o sistema imunitário.

 

Como se consome?

Para usufruir dos seus benefícios, basta juntar aos seus cereais ou iogurte, por exemplo, uma colher de chá de sementes de chia. Mas ingeri-la sob a forma de pudim, como vou mostrar a seguir, é muito melhor para a vista e para o paladar. Um pequeno almoço ou uma sobremesa naturalmente adoçada, vegan e sem glúten.

 

Pudim de Chia

Ingredientes

360 ml de leite de amêndoa

63 gr de sementes de chia

24 gr de cacau em pó sem açúcar

2 a 5 colheres de sopa de xarope de ácer

1/2 colher de chá de canela em pó

¼ de colher de chá de sal

½ colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

 

Preparação

Adicione todos os ingredientes, exceto o xarope de ácer, numa tigela e bata vigorosamente para misturar. Se preferir não sentir as sementes, pode bater tudo no copo misturador até obter uma mistura cremosa.

Coloque a mistura num recipiente, adoce a gosto com o xarope de ácer, misture muito bem e guarde no frigorifico durante pelo menos 3 horas.

Sirva frio, quando estiver com a consistência de um pudim, com uma cobertura a seu gosto, como frutas, granola ou coco.

 

 

(Visto 5.609 vezes)

Artigos Relacionados

Pudim de pão: aproveite o pão duro e não desperdice nada!

Pudim de pão: aproveite o pão duro e não desperdice nada!

Espreite aqui a receita de pudim de pão, que apresentei, há uns tempos, no “Você na TV!” Foi na altura de maior confinamento que decidi apresentar no “Você na TV!” uma receita perfeita para este período inédito nas nossas vidas. Por um lado, é um […]

Massa mãe: conheça um fermento saudável e natural para fazer o pão!

Massa mãe: conheça um fermento saudável e natural para fazer o pão!

Nunca foi tão fácil fazer pão sem sair de casa! Fique com esta receita de massa mãe! Não podia haver altura mais adequada, num período em que é aconselhável ficar mais um tempo por casa, para partilhar a receita de hoje! “Mãe”, uma simples palavra […]