Bacalhau à moda da Sofia

Bacalhau à moda da Sofia

 

Bacalhau à moda da Sofia é o resultado de um convite que lancei a uma mulher bem conhecida de todos nós. Pois é, convidei a Sofia Sousa para a minha cozinha. Desafiei-a a preparar um prato rápido, saboroso e fresco. Em menos de 30 minutos cozinhou uma das minhas receitas preferidas, um prato bem conhecido de todos nós. Mais tradicional não poderia ser, um suculento Bacalhau à Brás mas à sua moda.

A Sofia, tal como eu, gosta de aproveitar as sobras e sugeriu que este prato seja confeccionado sempre que sobeje algum bacalhau cozido, por exemplo.

Como estamos no verão e no dias quentes os pratos frescos são sempre bem vindos, ela optou por substituir a típica salsa picada por manjericão fresco picado. Posso assegurar que ficou uma delicia!

 

 

Ingredientes

2 postas de bacalhau

200 gr de batata frita palha

1 cebola

3 dentes de alho

1 dl de azeite

4 ovos

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Manjericão q.b.

Azeitonas pretas q.b.

 

Preparação

Retire a pele e as espinhas ao bacalhau e desfie-o. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em meias luas finas e pique os dentes de alho.

Leve ao lume um tacho com o azeite e os dentes de alho picados e deixe aquecer. Junte a cebola e deixe cozinhar até ficar macia. Adicione o bacalhau, misture e deixe cozinhar durante cinco minutos. Acrescente a batata frita palha e misture.

Bata os ovos com uma pitada de sal e pimenta, junte-os à mistura do bacalhau e mexa até os ovos ficarem cozidos. Retire e sirva polvilhado com manjericão picado e azeitonas pretas.

 

 

Experimente e depois passe aqui para me contar se gostou ou não desta versão do tradicional Bacalhau à Brás mas com o manjericão picado.

Entretanto deixo-lhe aqui uma outra sugestão, uma sangria de cereja para servir bem gelada com esta receita de bacalhau.

 

 


Related Posts

Receita de bolo de batata e chocolate

Receita de bolo de batata e chocolate

É obrigatório tomar nota da receita deste bolo de batata e chocolate! Apetece-lhe variar das típicas receitas de bolo de chocolate, mas o seu cérebro está um autêntico “deserto de ideias”? Nada que não se resolva: este blog é um doce e apresenta-lhe as mais […]

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Quer terminar o ano como deve ser? Prepare esta receita de pimento recheado com bacalhau e batata-doce! Foi uma das minhas resoluções culinárias para 2023… e a poucos dias do final de ano posso dizer que cumpri à risca: incluir mais batata-doce nos meus pratos! […]