Bacalhau à moda da Sofia

Bacalhau à moda da Sofia

 

Bacalhau à moda da Sofia é o resultado de um convite que lancei a uma mulher bem conhecida de todos nós. Pois é, convidei a Sofia Sousa para a minha cozinha. Desafiei-a a preparar um prato rápido, saboroso e fresco. Em menos de 30 minutos cozinhou uma das minhas receitas preferidas, um prato bem conhecido de todos nós. Mais tradicional não poderia ser, um suculento Bacalhau à Brás mas à sua moda.

A Sofia, tal como eu, gosta de aproveitar as sobras e sugeriu que este prato seja confeccionado sempre que sobeje algum bacalhau cozido, por exemplo.

Como estamos no verão e no dias quentes os pratos frescos são sempre bem vindos, ela optou por substituir a típica salsa picada por manjericão fresco picado. Posso assegurar que ficou uma delicia!

 

 

Ingredientes

2 postas de bacalhau

200 gr de batata frita palha

1 cebola

3 dentes de alho

1 dl de azeite

4 ovos

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Manjericão q.b.

Azeitonas pretas q.b.

 

Preparação

Retire a pele e as espinhas ao bacalhau e desfie-o. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em meias luas finas e pique os dentes de alho.

Leve ao lume um tacho com o azeite e os dentes de alho picados e deixe aquecer. Junte a cebola e deixe cozinhar até ficar macia. Adicione o bacalhau, misture e deixe cozinhar durante cinco minutos. Acrescente a batata frita palha e misture.

Bata os ovos com uma pitada de sal e pimenta, junte-os à mistura do bacalhau e mexa até os ovos ficarem cozidos. Retire e sirva polvilhado com manjericão picado e azeitonas pretas.

 

 

Experimente e depois passe aqui para me contar se gostou ou não desta versão do tradicional Bacalhau à Brás mas com o manjericão picado.

Entretanto deixo-lhe aqui uma outra sugestão, uma sangria de cereja para servir bem gelada com esta receita de bacalhau.

 

 


Related Posts

Bacalhau ao azeite

Bacalhau ao azeite

Na Ceia de Natal, prepare uma receita de bacalhau ao azeite! Tem aquele sabor que lembra a comida da avó! Quer ter uma ceia que seja o melhor de dois mundos, ou seja, que seja deliciosa e saudável? Então, é obrigatório contar com a presença […]

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Quer começar novembro como deve ser? Prepare esta receita de pimento recheado com bacalhau e batata-doce! Foi uma das minhas resoluções culinárias para 2022… e a poucas semanas do final de ano posso dizer que cumpri à risca: incluir mais batata-doce nos meus pratos! Se […]