A fruta faz mesmo bem à saúde?

A fruta faz mesmo bem à saúde?

Este tema, A fruta faz mesmo bem à saúde?, tem gerado muita controvérsia… “não como fruta porque tem muito açúcar” ou então “sempre que tenho fome como fruta porque é pouco calórica”. Ouço um pouco de tudo em consulta, daí ser muito importante esclarecer quanto a este tema.
A fruta constitui um grupo na roda dos alimentos, o qual é constituído por todo o tipo de fruta fresca, como o melão, melancia, morangos, maça, pera, banana, ameixa, manga, papaia, kiwi, citrinos (laranja, limão) entre muitos outros. São alimentos ricos em água, vitaminas, minerais, fibra e hidra- tos de carbono (em quantidades variáveis). Apesar de serem alimentos interessantes do ponto de vista nutricional, não devem ser consumidos em excesso. As recomendações são de 3 a 5 porções por dia. Mas afinal o que é uma porção? Uma porção de fruta significa uma peça de fruta de tamanho médio (160g). Sendo que cada porção contem 14g de hidratos de carbono (em média), portanto, não podemos abusar na quantidade! No entanto, este valor varia de acordo com o tipo de fruta, por exemplo, o melão tem 27 kcal em 100g e, apenas, 6g de hidratos de carbono. Em contrapartida, as uvas possuem 77 kcal por 100g e, desses 100g, 19g são de hidratos de carbono. Apesar das diferenças, o segredo está em variar o tipo de fruta que ingerimos ao longo do dia, preferir fruta da época pois é mais rica em vitaminas e minerais quando colhida mais próximo do seu estado de maturação.
Atenção aos sumos de fruta pois possuem, por vezes, toda a quantidade de fruta que devemos ingerir num dia inteiro. Se optar por consumi-los, certifique-se que o faz logo após serem preparados pois, assim, evita perdas nutritivas que ocorrem com a exposição ao ar.
Os frutos secos como os figos secos, as uvas passas, entre outros, resultam da desidratação do fruto fresco, possuem por isso maior concentração de todos os nutrientes, logo maior valor calórico. Imaginem o caso das uvas, sendo secas (passas) em 100g têm 265 kcal e 67g de hidratos de carbono. Como possuem um valor nutricional diferente, não se incluem no grupo dos Frutos que descrevi há pouco. O mesmo se passa com os frutos gordos ou oleaginosos (noz, avelã, amêndoa, amendoim, pinhões) que não fazem parte do grupo dos frutos frescos pois nutricionalmente são muito distintos. Sendo que os frutos gordos, tal como o nome indica possuem muitos lípidos (gordura), apesar de ser uma gordura boa, não nos podemos descuidar… 100g de miolo de avelã tem 680 kcal.
Resumindo, não é por um alimento ser considerado saudável que o devemos consumir sem limite.

Por, Dra. Andreia Santos

(Visited 734 times, 1 visits today)

Related Posts

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Sabia que estes ingredientes aumentam a sensação de fome? Por vezes, no final de uma refeição, é dominado por uma sensação estranha e acha que, na verdade, até fica com mais fome do que tinha no começo? De facto, existem ingredientes que não só o […]

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Estes 4 alimentos devem ficar bem longe do micro-ondas… Saiba porquê! Pela falta de tempo ou, simplesmente, por preguiça, quantas vezes não aquece o seu almoço ou jantar, no micro-ondas? É da maneira que também evita o desperdício alimentar, certo? No entanto, sabia que existem […]