Abril tem sido o mês que nos tem permitido fazer umas pausas para além dos dois dias por semana que habitualmente temos para descansar. Para terminar da melhor maneira este mês, e entrarmos em maio ainda melhor, o feriado de dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, é a próxima segunda-feira. Porque são três dias que pode aproveitar para passear pelo nosso país, não podia deixar de sugerir mais um destino: Fisgas de Ermelo.
A Cascata de Fisgas do Ermelo é uma cascata portuguesa localizada junto à freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real. A cascata é uma das maiores quedas de água de Portugal e uma das maiores da Europa.
O ano passado foi inaugurado um percurso pedestre de 12 Km, onde é possível admirar tanto a cascata como toda a natureza envolvente. Que tal se perder um bocadinho na imensidão da natureza que tem o percurso de Fisgas de Ermelo?
O percurso das Fisgas tem 12,4 quilómetros e o grau de dificuldade é alto. O ponto de partida é a aldeia de Ermelo e o percurso é ao longo do rio Olo. A cascata é um dos pontos altos do percurso. A queda de água tem cerca 400 metros e é o local mais visitado no Parque Natural do Alvão.
Depois de fazer o percurso de Fisgas de Ermelo, nada melhor que repor as energias com a tradicional posta maronesa, típica da região. Não se esqueça de terminar a sua refeição com o pão-de-ló tradicional.
A sugestão para este fim-de-semana é esta, o que lhe parece?
Se está a pensar dar uma escapadela até ao sul do nosso país, veja aqui, porque é que o Algarve é um destino para visitar o ano inteiro.