Mitos e verdades sobre o sumo de laranja natural

Mitos e verdades sobre o sumo de laranja natural

Desde que me lembro que o sumo natural de laranja está presente no dia-a-dia dos portugueses. É associado como sendo a alternativa saudável aos refrigerantes quando o pequeno-almoço ou lanche, é feito em cafés ou pastelarias. Mas será que por ser sumo extraído da fruta é assim tão saudável? Hoje ajudo a desvendar cinco mitos e verdades sobre o sumo de laranja.

Mitos e verdades sobre o sumo de laranja

1-A vitamina C que o sumo tem aumenta a nossa imunidade.

Verdadeiro.

A vitamina C é importante para o ferro ser absorvido, e para a formação dos glóbulos vermelhos. Tem ação antioxidante, ajuda a previnir infeções, gripes e constipações. Também mantém a saúde dos dentes e gengivas.

Como a vitamina C é um nutriente que só conseguimos obter a partir de alimentos, a laranja fornece quase 100% da dose recomendada diariamente.

2- Protege o coração

Verdadeiro.

Como tem propriedades antioxidantes, aumenta a nossa resistência a infeções e auxilia na vasodilatação das artérias, o que ajuda na prevenção de problemas vasculares.

3-A bebida pode engordar

Verdadeiro.

No mínimo são necessárias três laranjas para fazer um copo de sumo. Isto traduz-se na ingestão de 3 vezes mais açúcar do que comesse simplesmente uma laranja.

4- Pode provocar gastrite

Verdadeiro.

Principalmente quando a pessoa tem pH gástrico ácido. Para não prejudicar a sua saúde, acrescente mais água ao seu sumo de laranja ou acrescente legumes e frutas.

5-Tem menos calorias que os refrigerantes

Falso.

Um copo de 200 ml de sumo de laranja tem 118 calorias e a mesma quantidade de refrigerante tem aproximadamente 80 calorias. No entanto é importante ressaltar que o sumo de laranja não tem quaisquer corantes e conservantes.

 

Espreite também os truques para passar menos tempo sentado aqui.

(Visited 1.037 times, 2 visits today)

Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]