Dormir mal é o problema de cerca de um milhão de portugueses. Está dentro deste grupo? Durma sobre este assunto! Deixo-lhe aqui pequenas dicas que podem fazer toda a diferença:
Matutino ou notívago?
É importante estabelecer horários. Procure deitar-se e levantar-se dentro dos mesmos horários, isso vai ajudá-lo a criar uma rotina de sono. Não tem sono? Vá para o quarto e comece por cuidar da sua pele, reduzir a intensidade da luz, relaxe.
O quarto, o seu templo.
A divisão onde descansamos, o nosso quarto, tem que transmitir calma e tranquilidade. O seu colchão e almofadas devem ser os mais confortáveis para si e adequados ao seu corpo. Mantenha o quarto limpo, arrumado e com uma decoração leve.
Ruído? Esqueça.
O ruído pode prejudicar o seu sono. Viver numa zona onde o barulho é frequente pode estar na causa do seu “mau dormir”.
Atividades estimulantes antes de dormir, NÃO!
Exercício físico antes de dormir só vai estimulá-lo e dificultar o seu sono. Mas não se esqueça que a prática de exercício regular ajuda a dormir melhor. Fazer desporto três horas antes de dormir é o recomendável. O sexo é outro assunto em ter em conta, aqui as opiniões dividem-se: existem pessoas a quem o sexo relaxa, enquanto a outros só desperta.
As tecnologias que nos acompanham 24h por dia também não devem estar por perto quando se aproxima a hora de dormir. As luzes são estimulantes e podem prejudicar o sono.
Diga-me como come, dir-lhe-ei como dorme
Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre. O pretendido é que à medida que o dia vai avançando, as suas refeições sejam mais leves. Açucares, bebidas energéticas, bebidas alcoólicas, refrigerantes, café e chá à noite também podem ser razões para não estar a dormir bem.
Mais tarde, antes de se deitar, ponha em prática estas dicas.
Bons sonhos!