Vamos celebrar o Dia de Portugal, que está quase a chegar, com uma receita típica de posta à mirandesa?
Como costuma dizer o meu amigo Pedro Jorge, hoje é dia de chicha! Por vezes, sabe mesmo bem fazer uma pausa nos pratos de peixe e aventurarmo-nos numa delícia em forma de carne! Algumas receitas destacam-se por contarem com uns acompanhamentos saudáveis, já outras sabem-me às mil maravilhas por serem sinónimo de tradição! Diga lá: um prato tradicional é sempre mais especial, não é? Rima… e é mesmo verdade! Esta posta à mirandesa é disso um (delicioso) exemplo!
Receita de posta à mirandesa
Ingredientes:
– 1 kg alcatra de vitela
– 0,400 kg batata ao murro
– 1 kg grelos
– 0,025 kg alho
– 0,050 l azeite
– Sal grosso q.b.
– Pimenta preta q.b.
Ingredientes (para o molho):
– 0,100 l azeite
– 0,020 l vinagre branco
– 0,025 kg alho
– 0,025 kg pimentão doce
– 0,010 louro em pó
– Sal grosso q.b.
– Malagueta picada de forma fina q.b.
Preparação:
Limpe os grelos, coza em água salgada, escorra, deixe que arrefeça, e reserve. Quando servir, deve saltear em azeite com alho picado.
Fatie a carne em nacos de 3-4 cm de espessura, com 200-250 gr cada. Ponha a carne na grelha sem qualquer tempero. Vire a carne sem a picar para que ela continue suculenta. Normalmente, deve assegurar que a carne fica mal passada, mas o tempo em que deixa a carne na brasa depende sempre do gosto de cada um.
Assim que a carne ficar pronta, tire e ponha numa travessa em cima de uma grelha, permanecendo ao pé do calor para continuar a escorrer o molho, que vai ser utilizado seguidamente.
Preparação (para o molho):
Pique o alho e misture bem cada um dos ingredientes. Ah, e não se esqueça de, no final, juntar o molho da carne.
Sirva, com batatas a murro a acompanhar e, já agora, uma ou outra erva aromática.