Os perigos do mofo são reais e até trágicos. Siga as minhas dicas para evitar!
De uma vez por todas, as pessoas devem ficar convencidas de que adotar bons truques de limpeza para o lar vai muito para além do brio em ter uma casa limpa, sempre pronta a receber familiares e amigos para datas especiais ou para um simples fim-de-semana. Contar com uma casa sem sujidade é uma questão de saúde. A exemplo disso, partilho consigo um assunto que pesquisei há pouco tempo e é verdadeiramente alarmante: os perigos do mofo para a nossa saúde. Sabe quais são?
Pois… a maioria das pessoas desconhece. Mas os perigos são reais. Por exemplo, recorda-se da jovem atriz Brittany Murphy? Era uma estrela de Hollywood, com uma carreira promissora, tendo já protagonizado uma série de comédias, como “Casados de Fresco” e “As Meninas de Beverly Hills”.
Nos finais de 2009, Brittany foi encontrada morta em casa. O seu marido também viria a falecer uns meses depois. Tudo indica que a causa de ambas as mortes está no espaço onde os dois moravam, devido ao mofo que a casa acumulava.
Mas porque o mofo passou a suspeito nº 1? É que ele não só consegue piorar um quadro de asma, mas também é capaz de produzir bactérias, que originam infecções.
Daí que seja tão importante seguir alguns passos para combater o mofo:
– Esteja atento a qualquer infilitração de água: afinal, a humidade está muito relacionada com o mofo.
– Como é óbvio, é muito importante arejar e limpar a casa. Por isso, que tal começar a evitar a acumulação de objetos entre quatro paredes, como tapetes? Esse tipo de peças acaba por dificultar uma correta limpeza do espaço.
– Recorra ao vinagre para limpar a casa: este ingrediente é muito mais do que um tempero! Trata-se de um produto que consegue dar alguma luta contra o mofo, embora não haja nada realmente eficiente.